Virginie Viard, 62, deixou a Chanel após cinco anos atuando na direção artística de coleções de moda da casa de luxo francesa.
A estilista assumiu o cargo após a morte de Karl Lagerfeld, em 2019, depois de trabalhar ao lado do artista durante décadas.
Leia Mais
Em um comunicado enviado à CNN, a Chanel confirmou a saída de Viard e reforçou que, enquanto ela esteve no comando “foi capaz de renovar os códigos da casa respeitando a herança criativa da Chanel e quase trinta anos dentro da casa”.
O sucessor ainda não foi nomeado, no entanto, a marca acrescentou que o anúncio será feito “no devido tempo”.
A grife também agradeceu Viard por sua “notável contribuição para moda, criatividade e vitalidade da Chanel”.
Em 2019, a morte de Lagerfeld, considerado um dos nomes mais icônicos da moda, abalou a indústria e, embora ele também fosse responsável pela Fendi e por sua marca homônima, foi diante de seu trabalho na Chanel que ficou conhecido.
Viard, que iniciou os trabalhos na grife ainda como estagiária em 1987, foi vice de Karl durante décadas. A relação de trabalho da dupla era tão estreita que o designer alemão a descreveu, certa vez, como “meu braço direito e esquerdo”.
Sua nomeação como sucessora não foi nenhuma surpresa. Na época, a Chanel reiterou que a decisão foi tomada para que “o legado de Gabrielle Chanel e Karl Lagerfeld pudesse viver”.
As especulações diante do próximo nome a assumir o cargo vem movimentando a indústria.
Em março, Pierpaolo Piccioli, da Valentino, deixou a marca italiana. Assim, Alessandro Michele (ex-Gucci) assumiu o posto. Já a designer britânica Sarah Burton deixou o cargo na grife de Alexander McQueen em setembro de 2023, após 13 anos.
A Chanel está programada para apresentar um desfile na Semana de Alta Costura de Paris em junho, onde se acredita ser a última coleção de Viard para a marca.
Preço de revenda de Gucci, Chanel e Louis Vuitton caem em meio à crise
Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.
versão original
[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/