São Paulo é um verdadeiro paraíso cultural, oferecendo uma infinidade de museus que encantam tanto crianças quanto adultos. Durante as férias escolares, explorar esses espaços é uma excelente forma de mesclar aprendizado e diversão com toda a família.
Existem opções para todos os gostos: desde atividades para os amantes de quadrinhos até programas para aqueles que desejam aprender mais sobre o mundo animal. Há também contação de histórias, brincadeiras, exploração de universos lúdicos, mágica e muito mais.
Portanto, aqui estão alguns dos museus mais imperdíveis para visitar na capital paulista.
O local promove vários eventos como a exposição “Formigas em Ação”, que traz um formigueiro gigante para as crianças conhecerem a vida social desses insetos. Outra opção é a “Biomáquina”, que explora o funcionamento do corpo humano.
Outra exposição é a “Mondrian: do Figurativo ao Abstrato”, em que o público conhece o artista Piet Mondrian e pula em uma piscina de blocos coloridos.
Endereço: rua Virgilio Wey, 100, Água Branca (zona oeste), indicação livre, ingressos aqui.
De terça a domingo, das 8h30 às 13h e das 14h às 18h30. A entrada custa R$ 99.
Ao longo do mês de julho, a entrada para o museu aos fins de semana será gratuita. Brincadeiras e oficinas diárias que dialogam com o tema da exposição temporária “Línguas Africanas que Fazem o Brasil” e apresentações especiais aos sábados e domingos integram a programação da Estação Férias – Palavra com Raiz.
A ação, criada exclusivamente para o mês das férias do meio do ano de 2024, terá início no dia 9 de julho (terça-feira, feriado em São Paulo) e se estenderá até o dia 28 de julho, sempre de terça a domingo, das 10h às 17h.
Além da Estação Férias – Palavra com Raiz, o museu também promoverá uma série de outras atrações. Entre elas, contação de histórias, sessão de cinema ao ar livre, clube de leitura, feira de troca de livros e apresentações artísticas.
O espetáculo “Palavra Brinquedo” é a atração do projeto É Hora de História do dia 2 de julho (terça-feira), das 10h às 11h. Nesta performance, dois contadores e musicistas contam histórias e propõem jogos interativos, tendo como inspiração poetas como Manoel de Barros, Haroldo de Campos e Adriana Falcão.
Endereço: Praça da Luz, s/nº – Centro Histórico de São Paulo.
A oficina, destinada a crianças a partir de 9 anos, tem como objetivo principal proporcionar aos participantes uma experiência prática e enriquecedora no universo da dublagem, permitindo que desenvolvam habilidades técnicas e artísticas relacionadas à voz, interpretação e sincronização de áudio, através de atividades práticas e teóricas.
Programação: 2 a 7 de julho, às 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, na sala educativa – retirar a senha no site.
*Incluso no valor do ingresso (gratuidade às terças).
Por meio de uma tela branca, onde um foco de luz se acende, sombras de silhuetas de figuras humanas, animais ou objetos, ao vivo ou recortadas em papel, são projetadas, remetendo o espectador a um mundo de fantasia. Atração destinada a crianças de 1 a 7 anos.
Programação: 2 e 16 de julho (apenas às terças), às 15h, na sala educativa – retirar a senha no site.
*Incluso no valor do ingresso (gratuidade às terças).
O projeto busca estimular o interesse pela literatura, promover um ambiente acolhedor através de brincadeiras e contos, fortalecendo o desenvolvimento cognitivo e valorizando a cultura. Destinado à faixa etária de 2 a 5 anos.
Programação: 2 a 28 de julho, às 10h30, 13h30 e 15h30, no Claustro – retirar senhas no site.
*Incluso no valor do ingresso (gratuidade às terças).
Tour e apresentação do espaço do Jardim dos Polinizadores, explicando sobre as plantas do espaço, a história das abelhas no Brasil, o processo da produção do mel, como ocorre a polinização, a estrutura das colmeias, como são dívidas as castas dentro das colmeias e a importância das plantas e abelhas para nossas vidas.
A “Oficina de ninho-isca” será uma pequena demonstração de como podemos montar ninhos-iscas com matérias que temos em casa para a criação de colmeia de abelhas nativa, explicando a necessidade de um espaço para a sobrevivência delas, com plantas para polinização e alimentação. Atividade exclusiva para público agendado, de 5 a 12 anos.
Programação: 10 a 12 de julho e 17 a 19 de julho (quarta a sexta), às 10h30, 11h30, 14h30, 15h30, no Jardim Polinizadores (interno).
*Incluso no valor do ingresso (gratuidade às terças).
Uma oficina lúdica e de construção de identidade pessoal, para bebês e famílias. Nossa proposta é brincar com os estímulos sensoriais e estimular o fazer artístico por meio de movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, artes e ciência. Tudo isso com tinta caseira e segura para o bebê, feita com amido de milho e corantes alimentícios. Destinado à crianças de 1 a 06 anos.
Programação: 9 a 23 de julho (apenas terças), às 15h, na sala educativa – retirar senha no site.
*Incluso no valor do ingresso (gratuidade às terças).
A atividade permitirá a discussão da história, origem e significado das bonecas Abayomi, que são pequenas bonecas negras, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças.
A boneca foi criada para as crianças, jovens, adultos na época da escravidão, e era confeccionada com pedaços de saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria para todos, além de ser considerada como amuleto até hoje. A faixa etária é livre.
Programação: 16 a 21 de julho, às 11h e 14h30, na sala educativa – retirar senha no site.
*Incluso no valor do ingresso (gratuidade às terças).
Endereço: Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro 2º, s/n.
Este núcleo é dedicado à riqueza cultural e história dos povos africanos e exibe máscaras e estatuetas feitas em madeira, bronze marfim, além de vestimentas bordadas a fios de ouro, originárias de vários grupos culturais: Attie (Costa do Marfim), Bamileque (Camarões), Luba (Rep. Democrática do Congo), Tchokwe (Angola) e Iorubá (Nigéria).
Endereço: Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do Parque Ibirapuera.
Crianças adoram animais e se encantam ao aprender sobre a evolução das espécies e a cadeia alimentar, entre outras curiosidades. Por isso, uma visita ao Museu de Zoologia da USP é uma excelente opção de programa gratuito.
A réplica do esqueleto de um Carnotauro impressiona os pequenos, assim como diversos animais taxidermizados (empalhados), incluindo onça-pintada, anta, tigre, onça-parda, macacos, tucano, pavão, arara-vermelha, entre outros.
Com mais de 10 milhões de exemplares preservados, o museu é um verdadeiro guardião da história natural brasileira e mundial, proporcionando uma experiência enriquecedora. O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 17h (com entrada permitida até às 16h30). Para grupos acima de 15 pessoas, é necessário agendamento.
Uma das atividades contínuas oferecidas é o programa Interação Animal. Através de brincadeiras, jogos, oficinas e outras dinâmicas, as crianças são introduzidas ao fascinante mundo da zoologia, aprendendo sobre a importância da pesquisa e das coleções científicas para a nossa compreensão da dinâmica da biodiversidade, dos mecanismos evolutivos e das ações voltadas para a sustentabilidade.
O programa oferece diversas atividades adaptadas para diferentes faixas etárias, realizadas sempre aos sábados, das 14h às 16h. A oficina é gratuita e acomoda até 20 crianças por sessão
Endereço: Av. Nazaré, 481 – Ipiranga.
A exposição “Rap em Quadrinhos” surgiu através da colaboração entre o ilustrador Wagner Loud e o youtuber Løad, com o propósito de prestar homenagem a algumas personalidades do rap nacional, retratando-as como renomados super-heróis e super-heroínas das histórias em quadrinhos. Ao todo, são 19 homenageados, habilmente representados como ícones dentro do vasto universo dos quadrinhos. É possível conferir de terça a domingo, das 10h às 17h (permanência até as 18h). Entrada gratuita.
Endereço: Rua Guaianases, nº 1.024 – Campos Elíseo.
[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/