A segurança de e-mail vem se tornando uma das maiores preocupações para as empresas, que operam no ambiente digital.
Segundo uma pesquisa realizada pela Cybersecurity Ventures, o custo global anual do cybercrime deve exceder 20 trilhões de dólares até 2026.
Só em 2023, as organizações sofreram, em média, mais de 60 mil ataques cibernéticos globalmente, um aumento de 1% nos ciberataques, indicando uma tendência contínua e preocupante de crescimento no cenário de ameaças digitais, de acordo com levantamento da Check Point Research (CPR).
No Brasil, segundo um relatório recente da Trend Micro, foram 46 bilhões de ofensivas apenas no 1° semestre de 2023 – um resultado superior à média global. E a Netscout, empresa norte-americana de soluções de cibersegurança, revela que o país lidera o ranking de ataques, tanto em volume, quanto em banda.
Diante do crescimento expressivo no número de ataques cibernéticos, como phishing, malware e ransomware, a proteção de dados vem assumindo um papel relevante nas estratégias das companhias, colaborando tanto para evitar prejuízos, como para manter a reputação no mercado.
Atenta a esse cenário, a Zoho, gigante indiana de tecnologia que conta com mais de 25 anos de história, vem atuando para aprimorar cada vez mais a segurança digital. A companhia tem como uma de suas premissas não vender os dados dos clientes, possui certificações robustas, além de selos de segurança internacionais. A Zoho conta com diversos escritórios espalhados pelo mundo e, no Brasil, tem sede em Florianópolis (SC), o que permite a atuação local e focada nas principais necessidades das empresas da região.
Para compreender melhor a conscientização de empresas e funcionários em relação às principais ameaças cibernéticas da atualidade, o Zoho Workplace, plataforma online que conta com 8 aplicativos de trabalho como e-mail corporativo, chat, intranet social, meeting, pacote office, entre outros, realizou uma pesquisa* com a participação de 1.714 pessoas em todo o mundo.
De acordo com o estudo, a América do Sul é a região menos preparada do mundo. O cenário, portanto, também coloca o Brasil entre as nações mais vulneráveis a diferentes ataques de e-mails.
Outro importante insight da pesquisa realizada pelo Zoho Workplace: especificamente em relação ao setor de atuação, as empresas de finanças, fabricação e varejo mostram altas vulnerabilidades. Apesar de trabalharem com dados confidenciais, muitas dessas companhias não seguem regulamentações ou aderem a treinamentos.
Links e URLs: as ameaças cibernéticas podem adicionar URLs ocultas em e-mails, uma estratégia conhecida como “ofuscação de URL”, visando realizar ataques de phishing ou malware, por exemplo. Para neutralizar essas ameaças é importante aplicar a filtragem de URL e as ferramentas de verificação.
Anexos: outra tática bastante usada em ataques cibernéticos são os anexos em e-mails. Por isso é tão importante que as empresas tenham uma triagem na sua ferramenta de e-mail e que os colaboradores sejam treinados para detectar e combater esses ataques, verificando a integridade dos anexos e a legitimidade do remetente.
Atividades incomuns e solicitações sensíveis: padrões de e-mail estranhos e solicitações imprevistas chamam a atenção para vulnerabilidades e podem indicar tentativas de spear-phishing (ataque realizado por meio de técnicas avançadas).
Segurança e economia são alguns dos resultados obtidos por quem adota o Zoho Mail. No caso do Grupo FT, empresa do ramo de segurança eletrônica com 31 anos de mercado, fundada em Joinville (SC), houve uma redução de 30% dos custos depois de adotar a solução.
“Há anos precisávamos evoluir na questão de modernização do sistema, principalmente em relação ao serviço de e-mail que era um dos pontos mais críticos. Ele rodava com uma solução de provedor interno, com um custo baixo, mas, também, uma baixa eficiência. Com isso, muitos e-mails que não eram entregues para os nossos destinatários por uma questão de confiabilidade. Parece algo simples, mas causou uma série de problemas e impactos graves para a companhia, desde a perda de negócios até o não cumprimento de prazos legais. Enfrentávamos, ainda, vários problemas relacionados a spam e vírus, entre outros ataques recebidos por e-mail”, lembra Vagner Onesko, gerente técnico e comercial da companhia.
Porém o grupo FT não conseguia evoluir para uma solução de mercado por conta dos altos custos. “Depois de segurar esse investimento por alguns anos, conversamos com outros usuários e testamos a solução oferecida pelo Zoho Workplace dentro do nosso ambiente e com as nossas características. Vimos que a empresa está entre as três maiores do mundo, identificamos que a relação custo-benefício nos atenderia e conseguimos fazer a migração para essa solução em um processo que durou apenas um final de semana”, conta.
Segundo Onesko, o Zoho Mail, o e-mail profissional do Zoho Workplace, atendeu a aspectos importantes, como segurança, disponibilidade, confiabilidade e entrega. “Um grande diferencial foi a possibilidade de personalizar os planos para cada caixa de e-mail que nós possuímos. Hoje eu tenho usuários mais avançados, que utilizam outros recursos, como compartilhamento de arquivos ou drive, e tenho um grande volume de usuários que utilizam somente a ferramenta de e-mail com o espaço limitado. Com cerca de 2 mil colaboradores, fazer a gestão e o controle dessas contas de e-mail não era uma tarefa simples. Mas agora temos uma relação de confiabilidade com a maior parte dos provedores de e-mail, sabemos que nossas mensagens estão sendo entregues e contamos com um filtro de spam muito mais efetivo do que no passado”, comemora.
Para acessar o conteúdo completo da pesquisa realizada pelo Zoho Workplace, é só baixar o e-book completo.
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[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/