O apresentador do MasterChef da Australia, Jock Zonfrillo, morreu subitamente aos 46 anos, na véspera de estreia de uma nova série do programa de culinária, de acordo com um comunicado da emissora australiana Network 10.
O apresentador escocês morreu em Melbourne no domingo (30), segundo o comunicado, que não informou a causa de morte.
Zonfrillo se juntou à popular competição de culinária em 2019 e deveria estrelar a estreia da nova série nesta segunda-feira (1º) ao lado do juiz convidado, o chef britânico Jamie Oliver.
O episódio não irá ao ar, disse a Network 10 em seu comunicado.
Nascido em Glasgow em 1976, Zonfrillo aprendeu seu ofício com alguns dos chefs mais famosos do mundo.
Sua carreira na cozinha começou no Reino Unido, onde trabalhou em Londres sob o comando do chef Marco Pierre White, a quem mais tarde disse ter salvado sua vida.
Zonfrillo começou a usar heroína quando adolescente em Glasgow e o vício em drogas o perseguiu por anos enquanto ele construía seu sucesso inicial, de acordo com seu livro de memórias “Last Shot”, publicado no ano passado.
A descrição do livro diz: “Durante anos, ele equilibrou uma carreira como estrela em ascensão entre chefs lendários com um vício em drogas incapacitante que o levou a muitos caminhos sombrios”.
Zonfrillo deixou o Reino Unido em 1999 e se estabeleceu na Austrália como chefe de cozinha do Restaurant 41 em Sydney. Ele então abriu seu próprio restaurante requintado, o Restaurante Orana, em Adelaide, que ganhou prêmios culinários em 2019 e 2020 antes de fechar.
Ele apresentou uma série de programas de culinária, incluindo “Nomad Chef”, que deu uma visão sobre a culinária em algumas das comunidades mais remotas do mundo, bem como “Restaurant Revolution” e “Chef Exchange”.
Em 2016, fundou a The Orana Foundation, com a missão de destacar as qualidades da comida indígena australiana. E em 2018, ele ganhou o prestigioso Basque Culinary World Prize por defender a cultura indígena e as tradições culinárias.
Mas talvez seu papel de maior destaque tenha sido na série australiana MasterChef, o programa de televisão incrivelmente popular, que nos últimos anos o tornou um nome familiar no país.
Zonfrillo deixa a esposa, Lauren Fried, e quatro filhos.
Em um comunicado compartilhado pela Rede 10, a família de Zonfrillo disse que ficou arrasada com sua morte.
“Tantas palavras podem descrevê-lo, tantas histórias podem ser contadas, mas neste momento estamos muito sobrecarregados para colocá-las em palavras. Para aqueles que cruzaram seu caminho, se tornaram seus companheiros ou tiveram a sorte de ser sua família, mantenham este orgulhoso escocês em seus corações quando tomarem seu próximo uísque.”
“Imploramos que nos deixe lamentar em particular enquanto encontramos uma maneira de navegar por isso e encontrar espaço do outro lado para celebrar nosso insubstituível marido, pai, irmão, filho e amigo”, acrescentou o comunicado.
Em um post no Facebook, o chef e celebridade Jamie Oliver disse que estava em “choque total” ao acordar com a notícia da morte de Zonfrillo.
“Tivemos ótimos momentos trabalhando juntos para o MasterChef deste ano… Jock foi muito generoso comigo com seu tempo e espírito no programa e por isso fiquei muito grato…”, escreveu ele. “Jock vai fazer muita falta… não acredito que estou escrevendo isso.”
O chef britânico Gordon Ramsay chamou a morte de Zonfrillo de “notícia devastadora”.
“Gostei muito do tempo que passamos juntos no MasterChef na Austrália”, escreveu ele no Twitter. “Enviando todo o meu amor para Lauren e sua família neste momento difícil.”
[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/