Filme feito em 1973 imaginou como seria o mundo em 2022

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Em 1973, o filme distópico “No Mundo de 2020”, baseado no romance de Harry Harrison, tocou em um ponto sensível com sua representação de 2022. O mundo que ele retratava era sombrio: superpopulado e lutando com problemas climáticos extremos, uma divisão acentuada entre ricos e pobres, e um governo sob o domínio de corporações poderosas. O filme estrelou Charlton Heston como Thorn, um detetive em uma Nova York sufocada sob a pressão de 40 milhões de habitantes.

Avançando para hoje, algumas dessas previsões sinistras não parecem tão improváveis. “No Mundo de 2020” acertou em cheio em algumas coisas, como as crises ambientais e a estratificação social. No entanto, errou em outros, como as taxas diárias de homicídios que, felizmente, estão longe dos números distópicos.

Voltando aos anos 1960 e 70, Hollywood adorava especular sobre o futuro. Filmes como “Planeta dos Macacos” e “Os Jetsons” retrataram visões diferentes do amanhã, com graus variados de precisão. “Planeta dos Macacos” (1972) imaginava um mundo devastado por uma pandemia até 1991, traçando paralelos sinistros com surtos reais posteriores como AIDS e COVID-19.

“No Mundo de 2020”, no entanto, é particularmente lembrado por sua abordagem da escassez de alimentos. O filme imaginava um futuro onde o consumo excessivo tornava produtos frescos uma raridade, transformando uma simples refeição de alface, tomates e carne em um luxo fora do alcance da pessoa média. Como solução, a humanidade dependia de produtos da corporação Soylent, como o infame Soylent Green, um alimento feito de “plâncton de alta energia”.

Interessantemente, o mundo real viu o surgimento de um substituto de refeição também chamado Soylent em 2013, desenvolvido por Rob Rhinehart. Embora não feito de plâncton, este Soylent moderno visava simplificar a nutrição e é vendido em formas de pó e barras. Apesar de contratempos iniciais, incluindo uma pausa nas vendas devido a preocupações de saúde ligadas a um ingrediente, o Soylent continua sendo uma escolha popular para aqueles que buscam uma alternativa às refeições tradicionais.

De volta à Nova York do filme, Thorn navega por uma cidade à beira de um colapso. O filme mostra uma metrópole com calçadas lotadas e ar carregado de poluição, não muito diferente dos ambientes urbanos mais movimentados de hoje. Embora a população de NYC no filme de 40 milhões seja um exagero, a representação de infraestrutura sobrecarregada e problemas habitacionais espelha os desafios urbanos atuais.

A paisagem social do filme também é digna de nota. “No Mundo de 2020” retrata um mundo onde os muito ricos se isolam em espaços de luxo fortificados, lembrando os espaços de vida exclusivos e de alta segurança de hoje. A diferença nas condições de vida entre as classes no filme sublinha uma questão global persistente de desigualdade.

A degradação ambiental é outra previsão que se aproxima da realidade. O filme imagina um mundo onde está muito quente para a margarina permanecer sólida na geladeira e onde as árvores restantes precisam de proteção do ar tóxico. Esses cenários se assemelham às preocupações atuais sobre o aquecimento global e a poluição, que levaram a eventos climáticos extremos e à deterioração da qualidade do ar em todo o mundo.

A morte assistida é outro tema explorado em “No Mundo de 2020”, onde é retratada como uma resposta normalizada ao desespero. Hoje, a morte assistida é legalmente reconhecida em vários países, mostrando que o filme tocou em uma discussão profunda sobre as escolhas no fim da vida.

No front tecnológico, “No Mundo de 2020” destacou o papel dos videogames como uma fuga das realidades duras. O filme apresentou um jogo chamado Computer Space, reconhecido como o primeiro jogo de arcade operado por moed

as na realidade. A paisagem de entretenimento digital de hoje, com suas tecnologias imersivas e sofisticadas, mostra o quanto o filme foi perspicaz sobre o papel da tecnologia no lazer.

Enquanto “No Mundo de 2020” pode não ter acertado todos os detalhes (felizmente não estamos no ponto de comer alimentos à base de plâncton por necessidade), sua representação de questões sociais como desastres ambientais, desigualdade social e a influência de corporações sobre o governo ressoa com muitas questões globais atuais. A visão sombria do filme do futuro serve como um lembrete contundente das possíveis consequências do dano ambiental e da desigualdade social descontrolados.

À medida que navegamos em nosso próprio mundo complexo, a linha entre as visões distópicas de ontem e a realidade de hoje torna-se cada vez mais tênue. Filmes como “No Mundo de 2020” servem não apenas como entretenimento, mas como uma lente através da qual avaliar nosso caminho a seguir, lembrando-nos do mundo em que podemos acabar se permitirmos que a ganância e a corrupção ditem nosso futuro.

Embora “No Mundo de 2020” se destaque por suas previsões sombrias, é apenas um dos muitos filmes que tentaram prever o futuro. Cada um oferece um reflexo das ansiedades e esperanças da época, fornecendo não apenas um meio de escapismo, mas um espelho para nosso psicológico coletivo. O quão próximos eles chegam à verdade depende tanto de nossas ações quanto da previsão de seus criadores.