Você já abriu um pacote de bacon e notou uma estranha cor verde-azulada? Quase como se tivesse um brilho iridescente? Você pode pensar que é hora de jogá-lo fora, temendo que o bacon esteja estragado. Mas há uma razão para essa tonalidade verde.
Um usuário do Reddit pediu conselhos na internet depois de encontrar bacon verde: “Eu abri o pacote esta manhã e o bacon parece meio verde. Mas apenas de um certo ângulo, quase como se fosse iridescente! Da esquerda, ele parece vermelho-rosado, cor de carne. Mas quando me inclino para a direita, ele tem esse brilho verde.”
Outros usuários do Reddit explicaram que a tonalidade tem a ver com o processo de preservação.
Você provavelmente notou que o bacon tem uma vida útil bastante longa. Isso se deve a como ele é curado, usando muito sal e um químico chamado nitrato. Açougueiros de carne suína, como o Tender Belly, explicam que existem dois tipos de cura.
A cura a seco é o método tradicional, envolvendo esfregar o porco com sal, temperos e nitratos. Ele é então deixado para curar por uma semana antes de ser enxaguado e depois defumado ou seco em um forno.
O outro método é a cura úmida. “Como a cura úmida é muito mais rápida do que a cura a seco, ela se tornou o método preferido por muitas grandes marcas comerciais”, dizem eles. “A maior parte do bacon hoje é curada através da cura úmida. Ingredientes de cura como sal, açúcar, temperos, nitrato de sódio e outros produtos químicos são misturados para criar uma salmoura em que o bacon é mergulhado ou injetado.”
A tonalidade verde no seu bacon vem de uma reação química entre os nitratos usados para curar o bacon e uma proteína chamada mioglobina encontrada na carne de porco.
É importante saber a diferença entre essa tonalidade verde normal e como o bacon fica quando realmente está estragado. Segundo o Healthline, o bacon que não está apto para consumo terá um cheiro azedo, mudança de cor e uma textura viscosa.
“Prestar muita atenção ao cheiro, textura e aparência do seu bacon pode ajudar a indicar se ele ainda está fresco”, explicam eles. “Quando estragado, a tonalidade vermelha característica do seu bacon pode começar a ficar opaca e desbotar para uma cor cinza, marrom ou esverdeada. O bacon estragado também pode estar viscoso ou pegajoso em vez de macio e úmido.
“O bacon que tem um cheiro azedo ou odor de podridão também deve ser jogado fora, pois este é outro sinal de deterioração.”