Céu de junho traz conjunções entre astros celestes

Negócios

Para os observadores do céu noturno, o mês de junho chega trazendo diversas conjunções entre os corpos celestes.

Após meses agitados, com chuvas de meteoros, cometas e eclipses, aqueles que são apaixonados por astronomia terão se contentar com apreciar as conjunções entre os astros.

Uma conjunção ocorre quando dois ou mais corpos celestes aparecem bem próximos no céu — uma ilusão de ótica, já que eles seguem separados por milhares de quilômetros no espaço.

Leia mais

Geralmente as conjunções são observáveis a olho nu, e costumam render belas fotos astronômicas.

Além dos astros celestes, junho também marca o início de uma nova estação, com o Solstício de Inverno no hemisfério sul no dia 20, o dia mais curto do ano.

Veja abaixo os principais fenômenos astronômicos do mês de junho, de acordo com o guia de efemérides astronômicas do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

guia de efemérides astronômicas é produzido desde 2016 pelo Observatório do Valongo, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e traz os principais fenômenos que podem ser vistos no céu noturno a cada ano.

Com o objetivo de resgatar o interesse pela contemplação celeste, o material lista mês a mês quais corpos celestes estarão visíveis e qual a melhor forma de procurá-los. Além de trazer explicações simples sobre astronomia.

O guia completo, com mapas do céu, pode ser baixado gratuitamente aqui.

Confira aqui aplicativos de astronomia para ajudar a localizar e acompanhar os fenômenos astronômicos no céu noturno.

[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/