Rostos do passado da Escócia ganham vida após reconstrução forense

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À medida que os visitantes exploram o recentemente inaugurado Perth Museum and Art Gallery na Escócia, eles se deparam com o passado.

Reconstruções faciais digitais realistas de pessoas que viveram na região de Perth e Kinross, na Escócia, séculos atrás, piscam e mudam suas expressões à medida que os visitantes do museu passam.

As reconstruções, que combinam arte, antropologia, tecnologia e arqueologia, estão em exibição permanente no museu, que foi inaugurado em 30 de março.

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As reconstruções são baseadas em crânios encontrados em toda a Escócia, incluindo uma mulher da Idade do Bronze que viveu há cerca de 4 mil anos, um homem da Idade do Ferro de 500 d.C. e homens e mulheres que viveram durante o período medieval da Escócia nos séculos 14 e 15, como uma jovem vítima de assassinato.

O museu colaborou com Chris Rynn, um antropólogo craniofacial e artista forense, bem como pesquisadores da Universidade de Aberdeen, da Escócia, para estudar os restos mortais antigos e trazê-los de volta à vida de uma maneira única que pode conectar os visitantes locais mais profundamente com seu patrimônio, disse Mark Hall, responsável pelas coleções do Perth Museum and Art Gallery.

Os visitantes podem ver cada etapa do processo de criação das reconstruções faciais, desde a visualização dos crânios em exibição até o uso de telas acessíveis que mostram como os antropólogos reconstroem os crânios, criam modelos digitais e chegam ao produto final. Veja como as reconstruções foram feitas no vídeo abaixo.

Os visitantes do museu poderão construir digitalmente os modelos faciais por si mesmos e ver os resultados, até mesmo tendo a capacidade de ajustar a cor do cabelo e dos olhos para algumas recriações.

“Tenho trabalhado com o Museu de Perth em sete crânios”, disse Rynn, “fazendo reconstruções faciais forenses de cada um para serem transformadas em exibições interativas de tela sensível ao toque para que os visitantes do museu possam passar por todo o processo de estimar e esculpir um rosto.”

As coleções do museu têm a intenção de contar a história das pessoas que viveram em Perth nos últimos 10 mil anos, disse Hall.

“Como parte de nossa abordagem para tentar humanizar essa história, recriamos rostos do passado usando evidências de crânios humanos e aplicando técnicas do que é chamado de antropologia forense”, disse Hall. “O que podemos aprender sobre um lugar específico estudando as pessoas é como elas se relacionavam umas com as outras, que tipo de relacionamentos tinham, que tipo de vida levavam, quão bem estavam conectadas com o resto do mundo. E a arqueologia e a antropologia desenterram muitas evidências que nos contam sobre essas coisas.”

Ela viveu em algum lugar entre 3 mil a 4 mil anos atrás, no entanto, uma mulher da Idade do Bronze com sua reconstrução facial se assemelha a alguém que não pareceria fora do lugar na sociedade moderna.

“Acho que ver rostos de centenas de anos atrás ou milhares de anos atrás pode nos ensinar como as pessoas mudaram pouco ao longo desse tempo”, disse Rynn.

Seus restos foram originalmente encontrados depois que um trator quebrou uma câmara mortuária sob a Fazenda Lochlands, em Perthshire, em 1962. Seu corpo foi descoberto em posição encolhida, e o lado esquerdo inferior dos ossos faciais tinha sido cortado limpo.

“O escavador especulou que uma lesão desesperada tinha sido infligida, possivelmente causando a morte do indivíduo”, de acordo com informações compartilhadas pelo museu.

Pesquisas recentes dos restos, incluindo uma análise de DNA e dental, revelaram que a mulher tinha cerca de 30 anos quando morreu. Seus ossos mostravam degeneração nas articulações de sua lombar, sugerindo que ela sofria de dor nas costas.

Também foi encontrada uma depressão no osso frontal direito de seu crânio, que provavelmente foi causada por uma força contundente. Dado que a lesão não penetrou no crânio interno, os pesquisadores acreditam que a lesão pouco antes de sua morte foi acidental, e talvez ela tenha batido a cabeça em algo duro.

Outro crânio pertencente a um homem da Idade do Ferro, provavelmente em seus 40 anos quando morreu, foi descoberto durante trabalhos de construção no início da década de 1980 em Perthshire. Seus restos datam do sexto século, e os cientistas pensam que ele era um picto, um antigo grupo nativo da Escócia. A análise de seus ossos revelou que ele passou sua infância na costa oeste da Escócia e mais tarde fez trabalhos agrícolas árduos, comendo carne de porco, aves selvagens e peixes de água doce.

Ele se mudou para Perthshire tarde na vida, e seu túmulo foi selado com uma mão de mós, que é usada para moer grãos.

Durante a construção de uma sala de concertos no início dos anos 2000, adjacente ao Perth Museum and Art Gallery, arqueólogos desenterraram o esqueleto completo de um jovem que morreu entre as idades de 18 a 25 anos, em algum momento do final do século 14.

O esqueleto foi encontrado enterrado em uma cova rasa sob os alicerces de antigas moradias. Embora depressões em seu crânio provavelmente tenham sido causadas por um enterro apressado, novas pesquisas sugerem que ele morreu de forma violenta e provavelmente foi uma vítima de assassinato.

Ele sofreu duas lesões por força contundente em duas costelas, bem como múltiplas fraturas de costelas, provavelmente causadas por forças substanciais sendo exercidas em seu peito durante um confronto. Uma análise de seus ossos não revelou nenhuma doença crônica, mas os pesquisadores observaram que ele experimentou várias interrupções no crescimento durante a infância, que podem ter sido devido a doenças ou desnutrição.

Duas moedas de prata foram encontradas com seu esqueleto, datando de 1279 a 1322 e de 1367 a 1371.

Rynn fez modelos físicos e digitais durante seu trabalho de reconstrução após estudar a forma de cada crânio, o que o ajudou a determinar e estimar a forma de cada rosto.

Cada crânio levou cerca de 50 horas para ser reconstruído. Para cada crânio, foi feita uma digitalização 3D.

As digitalizações digitais permitiram a Rynn preencher lacunas ou peças ausentes dos crânios espelhando o que estava do outro lado. Padrões dentários também permitiram a ele reconstruir parte da mandíbula ausente da mulher da Idade do Bronze. Depois de reconstruir cada crânio digitalmente, Rynn adicionou camadas de tecido, estimando as profundidades dos tecidos estudando a forma de cada crânio.

“Para mim pessoalmente, enquanto os estou esculpindo e trabalhando nos rostos, parece que estou encontrando alguém também quando chega ao final da escultura”, disse Rynn.

Então, ele esculpiu os músculos faciais em cera branca, os digitalizou em 3D para reconstituir os rostos. No final de suas reconstruções, Rynn usou um algoritmo para animar os rostos, permitindo que piscassem ou mudassem de expressão.

“Finalmente, você tem que meio que trazê-los à vida”, disse Rynn. “Então, o que eu faço é transformar esse modelo 3D em um retrato fotorrealista e depois usar um algoritmo para fazer o retrato que fiz piscar e olhar ao redor um pouco.”

Embora o processo seja metódico, resulta em algo realista que Rynn viu refletido ao seu redor no mundo real.

“Quando você está na Escócia, se tiver ascendência escocesa, muitas vezes as pessoas podem dizer e adivinhar de qual clã essa ascendência vem ao dar uma olhada em seu rosto”, disse Rynn. “Eu estava andando por Perth, e via pessoas que pareciam com uma das reconstruções em que estava trabalhando, e sentia que estava encontrando pessoas que estava esculpindo.”

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[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/