A Artefacto lançou, nesta sexta-feira (15), em São Paulo, a nova coleção Vér, com peças autorais, assinadas pela arquiteta e designer de interiores Patricia Anastassiadis. A coleção remete à primavera, com curvas delicadas, traçados soltos e transparências.
“A coleção nasce de um desejo de conexão com a suavidade. Olhamos para a natureza em busca de traços que evocam movimento, transformação e harmonia e traduzimos em móveis de pequeno, médio e grande porte, com grande efeito visual e alta desempenho ergonômica”, explica Patricia Anastassiadis à CNN.
Desenhos únicos e sofisticados, como as cadeiras e poltronas Vimen e do conjunto Papillon (sofá, chaise long e poltrona), que compõem ambientes com leveza.
“A ideia era encurtar a distância entre o móvel e a obra de arte. Só que, ao mesmo tempo em que elas têm um caráter escultórico, também são extremamente funcionais e confortáveis”, afirma a arquiteta.
Entre os destaques da Vér estão as mesas de jantar Circa e Radix, que combinam a madeira e a pedra natural, enquanto as mesas laterais Shah possuem tampos em mármore, madeira quadriculados, em dois tons.
A mesma padronagem aparece nas mesas de centro Giocco, feitas de folhas de madeira.
“Pensamos na morphosis: o modo como um organismo é formado, ou seja, a busca por uma beleza e uma ergonomia naturais”, detalha Anastassiadis.
A edição trouxe também a Mostra 2024, com o tema “Meu Lugar”. São 12 ambientes idealizados por arquitetos e designers de interiores, que traduziram sob sua ótica espaços únicos e contemporâneas, utilizando peças de coleções anteriores de Patricia.
“As coleções são apresentadas antes da temporada internacional do design, reforçando nosso compromisso original com a integridade do nosso desenho”, pontua Paulo Bacchi, CEO da Artefacto.
Para o CEO, somente a partir de processos industriais avançados, podem ter de chegar curvatura e usinagem cada vez mais sofisticadas, alcançando a leveza exigida pela Edition 2024.
“Buscamos por formas atemporais e cosmopolitas, por trançados à mão. Poéticas na organicidade, rigorosas na qualidade e excelentes em sua autenticidade”, resume Paulo.