Atividades físicas e mais: confira dicas para usar seu smartwatch

Negócios

A popularidade dos smartwatches tem aumentado cada vez mais com a diversificação das funcionalidades e autonomia que a ferramenta traz, muitas vezes substituindo o celular. A tecnologia se aprimorou e atualmente os relógios inteligentes podem mostrar muito mais do que pulsação, o número de passos dados e as calorias gastas.

Além do monitoramento de esportes, os dispositivos têm trazido cada vez mais aplicativos embutidos e oferecendo possibilidade de facilitar o cotidiano com apenas um pequeno visor. Veja dicas de como utilizar os smartwatches.

Leia mais

Muitas vezes a principal razão para compras dos smartwatches e smartbands é fazer um acompanhamento da vida saudável, registrando a evolução em esportes e dos sinais vitais do usuário.

As ferramentas podem identificar diversos tipos de atividades físicas, de yoga a boxe e dança. Se esse for o foco, é interessante analisar antes da compra os componentes mais interessantes para adaptar à utilização. Por exemplo: para corridas, é recomendado que o relógio tenha GPS — para não precisar levar o celular durante a prática –, além das funções básicas como monitoração da frequência cardíaca e cronômetro.

Mesmo para quem não pratica esportes, o smartwatch pode ter utilidades. Em alguns modelos, é possível definir alarmes que avisam o usuário que fica uma hora sentado sem se movimentar ou lembrando que você precisa beber água.

Além disso, é possível utilizar o smartwatch para fazer medições como bioimpedância — comum em consultórios de nutricionistas –, eletrocardiograma — exame que monitora o coração –, acompanhar os níveis de oxigênio e glicose no sangue, temperatura corporal, entre outros.

Em momentos em que não é possível alcançar o celular, o smartwatch pode suprir funções como ligações e mensagens. Em dispositivos que possuem microfone e alto-falante, as chamadas conseguem ser realizadas exclusivamente pelo acessório. Nos que não possuem, o reconhecimento e a opção de ignorar ainda podem ser feitos no relógio.

Mensagens de texto também podem ser controladas por meio do smartwatch conectado ao celular por Bluetooth. Em alguns modelos é possível digitar no teclado diretamente na tela do dispositivo para enviar respostas, em outros, apenas a leitura está disponível.

Alguns usuários relatam que a notificação frequente das mensagens os causa ansiedade. Para resolver esse problema, a alternativa é remover a opção de lê-las diretamente no visor do smartwatch, recebendo apenas a sinalização e identificação do remetente.

Uma funcionalidade muito encontrada nos smartwatches é a contagem de horas e o monitoramento dos ciclos do sono. Usando o LED que fica atrás do dispositivo, são registradas as alterações na corrente sanguínea e os movimentos do corpo, informações usadas para definir o momento de repouso do usuário.

O dispositivo consegue dizer aproximadamente quantas horas foram dormidas, os padrões nas fases do sono, se houve uma alteração nos batimentos cardíacos durante a noite, se o usuário acordou e outras observações.

A ferramenta não substitui exames médicos, mas pode ser usada para analisar o repouso a longo prazo, considerando não apenas uma noite de sono e sim os padrões ao longo do tempo. Já que a necessidade de horas de repouso não é igual para todas as pessoas, analisar esses registros pode ser interessante para descobrir o ideal para quem está usando o relógio.

Tópicos que podem ser analisados com os dados: se você dorme melhor em dias em que praticou exercícios físicos, quando não tomou café no fim de tarde, quando leu um livro antes de dormir em vez de ver TV ou quando parou de mexer o celular horas antes de se deitar.

Relógios de muitas marcas já vêm com a aplicação para registrar notas embutidas. Nos que não têm essa função, muitas vezes é possível acessar aplicativos externos, como o Keep, do Google, criado para esse objetivo.

Visores pequenos podem dificultar a digitação, enquanto recursos de gravação de voz podem suprir a necessidade de registrar lembretes e anotações mais rapidamente. O smartwatch pode, ainda, facilitar o acesso às listas feitas anteriormente no celular, com a instalação de aplicativos que existem para os dois dispositivos.

Conheça seis relógios com GPS para quem quer começar a correr

[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/