Quando a Honda lançou a ADV no Brasil em 2021, estava expandindo a linha de scooters aventureiras na esteira do sucesso da X-ADV. Há três anos, ela custava R$ 17.490 e trazia algumas vantagens práticas sobre a então PCX 150, com a qual compartilhava o chassi e a mecânica.
Os anos se passaram e, em 2024, a moto está tabelada em R$ 23.060 sem frete, um preço que a aproxima de algumas motos maiores até dentro da própria Honda. E tem mais: a PCX passou para a nova plataforma 160 em março do ano passado, enquanto a ADV ficou na 150. Fora da Honda, a Shineray lançou uma scooter que, digamos, homenageia a ADV, chamada Urban 150 por R$ 16.290 sem frete. Registros apontam que a nova ADV 160 está no horizonte da Honda, mas sem data. Será que ainda vale a pena apostar na aventureira da Honda?
Pelo preço, o que tem?
Baseada na antiga PCX 150, a Honda ADV ainda tem alguns diferenciais, principalmente no conjunto de suspensão, rodas e pneus. Além disso, seu visual a separa completamente da scooter mais vendida da marca. A pequena scooter aventureira da Honda tem um pacote bem completo de itens de série, com freios a disco nas duas rodas, ABS dianteiro, iluminação total com lâmpadas de LED, chave presencial, para-brisa ajustável, painel de instrumentos com tela LCD, computador de bordo, tomada 12V e 27 litros de capacidade no porta-trecos sob o assento.
Na mecânica, a Honda ADV 2024 traz o antigo propulsor da PCX. É um monocilídrico de 149,3 cm³ que já tem arrefecimento a líquido e é capaz de entregar 13,2 cv de potência a 8.500 rpm e 1,38 kgfm de torque a 6.500 rpm. O câmbio é automático CVT. O grande diferencial da ADV, porém, está na ciclística. Ela possui um guidão mais elevado, e suspensão de maior curso.
Na dianteira, o garfo telescópico passa a ter 130 mm curso, enquanto na traseira os dois amortecedores trazem reservatório de óleo em separado e 120 mm de curso a mais. E aqui vale destacar que tais números ainda são melhores que os da própria PCX 160 atualizada, com 100 mm de curso em ambas as pontas.
A roda traseira é 13 polegadas na ADV para acomodar pneus maiores e mais largos, já com perfil de uso misto fornecidos pela Metzeler. Possuem medidas 110/80-14 na dianteira e 130/70-13 na traseira. Além disso, o ângulo de ataque da suspensão é mais fechado, o que aumenta a agilidade da moto e melhora a superação de obstáculos. O resultado é um peso somente 1 kg maior que na PCX (127 kg). A altura do assento e em relação ao solo também são maiores: 795 mm e 165 mm, respectivamente.