“Calabreso”, “Casca de Bala” e mais: veja as gírias mais pesquisadas de 2024

Moda

O ano de 2024 vai se aproximando do fim, se consagrando como um período marcado por diferentes termos. Expressões como “casca de bala” e “biscoiteiro”, por exemplo, saíram das redes sociais e, rapidamente, foram incorporados ao do vocabulário diário do brasileiro.

Um recente estudo da Preply, plataforma online no ensino de idiomas, analisou as pesquisas feitas no país, constatando que, de janeiro até novembro, a procura pelo significado de expressões informais e bordões diversos gerou mais de 3,2 milhões de buscas.

O grande destaque, de norte a sul, ficou para “calabreso” – usado por Davi Brito, campeão do Big Brother Brasil 2024, durante sua participação reality show. Relembre como foi.

Para a análise, foram consideradas pesquisas do Google desde o início do ano. A investigação, segundo comunicado enviado à CNN, foi orientada pelas expressões “gíria”, “gírias” e suas variações, abrangendo todas as buscas relativas ao tema. Na sequência, os termos populares foram dispostos em um ranking baseado no volume total de buscas ao longo do ano.

Apesar de ser popularizada pelo humorista Toninho Tornado, a expressão “calma, calabreso” repercutiu no país com o influenciador Davi Brito. O público abraçou o termo, responsável por 138 mil buscas no Google, tornando-se, inclusive, um hit musical da banda baiana “La Fúria”.

Com 70 mil pesquisas, a segunda gíria mais buscada pelos internautas foi “casca de bala”, após a música de sucesso do cantor Thullio Milionário, lançada em abril. De forma geral, a expressão refere-se a um grande amigo, companheiro para todas as horas.

“É o Brasil do Brasil”: relembre frases marcantes do BBB24

No contexto online, abreviações como “vlw” (valeu), “tlgd” (tá ligado) e “tmj” (tamo junto) se destacam. Segundo a pesquisa, as junções de letras renderam recordes de buscas.

Entre os exemplos, está “pdp” (pode pá), que somou 25 mil pesquisas neste período. A versão reduzida confirma ou concorda com algo de maneira mais informal. Algo similar se aplicou a “pprt” (papo reto), “slc” (‘se é louco’) e, por fim, “btf” (boto fé), com 13 mil buscas.

[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/