Câncer de próstata: as principais dúvidas dos brasileiros sobre a doença

Saúde

O Brasil está no top 50 países que mais pesquisaram no Google sobre o câncer de próstata nos últimos 20 anos, segundo dados levantados pela CNN através da ferramenta Google Trends.

De acordo com dados levantados na plataforma desde o ano de 2004, os estados que mais buscam sobre a doença são Maranhão, Paraíba, Bahia, Amapá e Pernambuco, nesta ordem.

O valor de 100 presente no gráfico de pesquisa representa maior pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 significa metade da popularidade e a pontuação pontuação de 0 significa que não havia dados suficientes sobre o termo.

Dados de pesquisa sobre câncer de próstata no Brasil nos últimos 20 anos • Reprodução/ Google Trends

Dentre os assuntos mais pesquisados sobre o câncer de próstata no Google Trends estão dúvidas acerca da doença. Pensando nisso, a CNN conversou com Jorge Abissamra Filho, coordenador da oncologia da Hapvida Notredame Intermédica, que respondeu às principais questões dos brasileiros ao longo dos anos. São elas:

CNN ouviu especialistas para respondê-las. Confira!

“Câncer de próstata pode matar e sua incidência tem aumentado gradativamente ao longo dos últimos anos”, destaca o profissional.

Câncer é uma multiplicação celular desordenada causada por uma mutação do nosso material genético, o DNA, conforme explica o médico. A próstata pode ser um alvo da doença. É um órgão relacionado ao sistema reprodutor masculino responsável por produzir parte do sêmen e está localizado próxima à bexiga.

Segundo Jorge, o câncer de próstata é multifatorial, ou seja, são vários fatores que ocasionam a doença. “Dentre eles a predisposição genética, idade e hábitos de vida inadequados como excesso de gordura corporal, fumar, ausência de atividade física e exposição a produtos químicos”, enfatiza ele.

Câncer de próstata tem cura, mas, segundo Jorge, as chances aumentam quanto mais cedo é feito o diagnóstico.

O câncer de próstata é na maioria das vezes silencioso e os principais sintomas acabam acontecendo em estágios mais avançados da doença.

“Alguns sintomas podem também ser confundidos com outras patologias, como hiperplasia prostática benigna e cálculo renal. Os mais comuns são hematuria (sangramento pela urina), sensação de esvaziamento incompleto da bexiga após urinar, desconforto ao urinar e aumento da frequência urinária”, diz Jorge.

Câncer de próstata: veja mitos e verdades sobre a doença

[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/