Chá de camomila: uma infusão relaxante com diversos benefícios

Saúde

A camomila é uma planta medicinal conhecida por suas flores delicadas e aroma suave. Ela é usada há séculos para preparar chás e infusões com propriedades calmantes e relaxantes.

Rico em flavonoides e antioxidantes, esse chá possui propriedades terapêuticas que ajudam a reduzir o estresse, melhorar a qualidade do sono, aliviar problemas digestivos e até auxiliar na saúde da pele.

“A camomila é rica em antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres no organismo, contribuindo para a saúde geral. Entre os principais benefícios, destaca-se a sua capacidade de promover o relaxamento. Além disso, o chá pode aliviar problemas digestivos, como cólicas, indigestão e gases, atuando de forma suave sobre o sistema gastrointestinal”, explica Georgia Galvão, coordenadora do curso de nutrição do Centro Universitário UniFavip Wyden.

Outro ponto positivo é que estudos sugerem que a camomila possui antioxidantes que auxiliam na imunidade e na prevenção de doenças inflamatórias, e até na proteção das células contra o envelhecimento precoce.

“Sobre as propriedades ansiolíticas, testes clínicos realizados por Chang e Chen (2016) analisaram a eficiência da infusão da planta na depressão, insônia e tédio, bem como ansiedade em mulheres pós-parto, sendo observado que a infusão atenuou a depressão e problemas de sono nessas mulheres”, acrescenta Margareth Lage Leite de Fornasari, nutricionista e professora do curso de nutrição na Universidade São Judas.

Para potencializar o efeito calmante, é recomendado beber o chá de camomila à noite, cerca de 30 minutos antes de dormir.

“Cuidados com a escolha das folhas e flores. Compre em locais especializados e de marcas que deixem claro a validade e lote. Armazene em local fresco e seco e tenha atenção à validade. Preferível utilizar a planta in natura, adquirida de fornecedores que podem comprovar o armazenamento adequado para evitar contaminações por fungos”, acrescenta Fornasari.

Contraindicações e alguns cuidados

Embora o chá de camomila seja considerado seguro para a maioria das pessoas, ele possui algumas contraindicações. Grávidas, por exemplo, devem consumi-lo com moderação, pois a camomila pode estimular contrações uterinas. Já em pessoas com histórico de alergias a plantas da mesma família (como a artemísia, a calêndula e o crisântemo), o chá pode causar reações alérgicas.

Outro ponto a ser observado é que, em grandes quantidades, o chá de camomila pode ter um efeito sedativo excessivo e interferir em tratamentos que incluem medicamentos anticoagulantes. Por isso, é aconselhável consultar um médico antes de incluir o chá de camomila na rotina para quem faz uso de medicamentos ou possui alguma condição de saúde específica.

“Quanto à sua adequação para crianças, o chá de camomila pode ser oferecido, mas sempre com moderação. É importante introduzi-lo de forma gradual e sob supervisão, garantindo que não haja reações alérgicas. Para crianças pequenas, recomenda-se consultar um pediatra antes de estabelecer o consumo regular”, acrescenta Galvão.

[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/