Como a tecnologia vem revolucionando a medicina diagnóstica

Saúde

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), ele corresponde a cerca de 10,5% do total de diagnósticos de câncer a cada ano no país.

Se, por um lado, o número de mulheres diagnosticadas com a doença é alto, por outro, a medicina vem evoluindo em ritmo acelerado para identificar e tratar a doença o quanto antes.

Afinal, o diagnóstico precoce do câncer de mama pode aumentar em até 90% as chances de cura.

Nesse contexto, a Hapvida NotreDame Intermédica, a maior operadora de saúde do Brasil, está na vanguarda da tecnologia e inovação no setor de medicina diagnóstica, aliando estrutura de ponta à excelência em serviços voltados para o cuidado e a vida.

“Com investimentos robustos, oferecemos uma rede integrada, que proporciona diagnósticos precisos e rápidos, apoiados por inteligência artificial (IA) e soluções inovadoras para elevar a qualidade do atendimento de nossos beneficiários”, conta Cidéria Barbosa, Diretora Executiva de Medicina Diagnóstica da Hapvida NotreDame Intermédica.

 

Um dos projetos mais emblemáticos nesse sentido é o Alerta Rosa, uma iniciativa voltada a reduzir significativamente o tempo entre a detecção de alterações em exames preventivos e o início do tratamento.

“Assim que a paciente realiza a mamografia, qualquer alteração é identificada rapidamente por meio de inteligência artificial (IA). A partir daí, essa mulher tem prioridade na realização dos demais exames e no seguimento dos cuidados, como consulta com especialistas e o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar até o final do tratamento, seja ele cirurgia, quimioterapia ou radioterapia”, diz Cidéria, acrescentando que o programa trouxe bastante precisão e rapidez, tanto na identificação quanto no tratamento do câncer de mama.

“Sem auxílio da IA e do acompanhamento preventivo, o normal no mercado é levar cerca de 150 dias para obtenção de um diagnóstico, que muitas vezes só é obtido após os sinais mais graves da doença, quando a paciente vai em busca de ajuda clínica. No caso da Hapvida, com a implantação do Alerta Rosa e do acompanhamento preventivo, em até 42 dias após a realização do exame a paciente não só obteve o resultado como já iniciou o tratamento”.

O Alerta Rosa faz parte do Projeto Navegar, outra iniciativa da Hapvida NotreDame Intermédica lançada há um ano, que tem como objetivo mapear e acolher pacientes oncológicos ao longo de toda a sua jornada, desde a suspeita até o tratamento.

“O Projeto Navegar vai além do diagnóstico rápido. Através de navegação assistida, IA e uma equipe especializada, o programa oferece suporte contínuo desde o primeiro exame até o acompanhamento pós-diagnóstico. Por exemplo, com o apoio da Sala de Controle, o Navegar monitora todas as etapas dos exames e consultas, garantindo que os pacientes recebam a orientação e o suporte necessário em tempo real. Nossa missão é oferecer acesso à saúde integrada e de qualidade, aliando tecnologia com acolhimento”, destaca Cidéria.

 

A Hapvida tem utilizado cada vez mais a inteligência artificial na interpretação de exames, acelerando o tempo de diagnóstico e auxiliando os médicos na tomada de decisões mais assertivas.

“Nosso objetivo é expandir o uso da IA para um número maior de exames, ampliando a velocidade e a precisão no tratamento dos pacientes”, afirma a Diretora Executiva de Medicina Diagnóstica.

Ela conta que hoje a estratégia tem contribuído para maior segurança e agilidade em exames, como o raio X de tórax realizado nas unidades próprias da operadora, além de permitir que o médico possa se dedicar aos cuidados com o paciente. “O profissional recebe o exame já com a marcação da IA para direcioná-lo no diagnóstico e auxiliá-lo na definição da conduta clínica mais adequada e do tratamento mais assertivo”.

Os eletrocardiogramas realizados nos hospitais e prontos-socorros de toda a rede Hapvida são conectados via IA. “Os laudos saem em até 15 minutos e, a partir daí, se houver alguma alteração, é sinalizado para uma central de cardiologistas, que imediatamente acionam o médico que está acompanhando o paciente em uma das unidades de emergência da Hapvida”.

O investimento constante em capacitação é, também, um importante diferencial da Medicina Diagnóstica da Hapvida. “Recentemente, fizemos uma atualização em nosso parque de máquinas, em que trocamos mais de 200 equipamentos de ultrassom, para garantir que o médico obtenha as melhores imagens e, com isso, mais assertividade e qualidade no laudo. Mas para que isso aconteça, mantendo sempre os mais altos padrões de qualidade, é importante ressaltar o treinamento especializado de todas as equipes”.

Na Hapvida, a preocupação com a segurança e precisão envolve, inclusive, a implementação da auditoria de laudos. “Cerca de 5% dos exames de tomografia e ressonância realizados são auditados para que tenhamos uma segunda leitura e, com isso, garantamos mais qualidade e assertividade no diagnóstico do paciente”.

 

A realização de exames por comando à distância é uma tendência do mercado mundial. Ela garante mais capilaridade para a realização de exames em qualquer lugar do país, principalmente fora dos grandes centros, além de otimizar e aumentar a produtividade.

Seguindo essa tendência, essa tecnologia foi implementada no setor de Medicina Diagnóstica da Hapvida, que conta com um Command Center em São Paulo e outro no interior do estado. “A centralização dos técnicos especializados em determinada área do corpo permite a realização de exames de forma mais rápida e precisa, garantindo a melhor qualidade dos resultados. Só no último ano realizamos mais de 500 exames com essa tecnologia”, conta Cidéria.

 

Hoje, além dos laboratórios de urgência localizados nas suas unidades hospitalares, a Hapvida NotreDame Intermédica conta com mais de 180 pontos de coleta espalhados pelo Brasil, ao todo são 294 unidades de diagnóstico nas cinco regiões do país.

Através de uma logística terrestre e aérea, as amostras são transportadas até os Núcleos Técnicos Operacionais (NTOs), localizados em São Paulo e Recife, e processadas pelas áreas técnicas de forma totalmente automatizada. “As amostras seguem para o equipamento através de uma esteira, sem contato com um profissional técnico, que fica apenas na fase da liberação. Com isso, garantimos padronização de laudos, qualidade e velocidade operacional. Nos últimos 12 meses, foram realizados mais de 150 milhões de exames em todo o ecossistema da Hapvida”.

Esses e outros investimentos constantes em tecnologia e inovação, somados ao acolhimento e à assistência humanizada, garantem que a Hapvida NotreDame Intermédica, através de sua medicina diagnóstica, siga forte em sua missão de oferecer uma saúde integrada de qualidade para os seus quase 15,7 milhões de clientes.

 

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[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/