Uma forte tempestade deve atingir a região Sudeste do país a partir desta sexta-feira (18), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A tempestade deve carregar chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos de até 100 km/h, com potencial de causar corte de energia elétrica, quedas de árvores e alagamentos.
Com o alerta de tempestade chegando, é bom que os moradores da região saibam como proteger seus aparelhos eletrônicos e evitar que raios possam danificar os eletrodomésticos e até mesmo colocar em risco a saúde das pessoas.
Os raios são descargas eletromagnéticas que, ao entrar em contato com a fiação das ruas, podem chegar até dentro de casa e danificar os aparelhos e eletrodomésticos – que não foram feitos para aguentar uma energia tão forte quanto a de um raio – conectados à tomada.
Segundo Michele Rodrigues, professora de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI), “a falha de um único componente pode comprometer todo o circuito, levando a danos em outros aparelhos conectados”.
Além disso, de acordo com Edval Delboni, professor do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia, os raios também podem oferecer riscos à saúde caso as pessoas estejam em contato com os aparelhos sobrecarregados.
“Se você estiver encostado em uma geladeira ou em algum equipamento metálico, falando no telefone com fio ou falando no celular enquanto ele carrega, ouvindo uma música através de um fone de ouvido com fio no computador… Tudo que estiver em contato com a rede elétrica é perigoso sofrer um choque”, explicou Delboni.
Em casos mais raros, a descarga elétrica pode, inclusive, dar início a incêndios.
“Quando um raio atinge um objeto metálico, a energia intensa pode causar uma descarga elétrica que se manifesta como uma centelha. Essa centelha pode aquecer materiais inflamáveis próximos, como madeira, papel ou tecido, levando a um incêndio”, acrescentou Rodrigues.
Cientistas descobrem possível catástrofe na “Geleira do Juízo Final”
[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/