Tratamentos estéticos já não são mais uma exclusividade feminina! Cada vez mais homens estão investindo em procedimentos para cuidar da aparência, buscando um aspecto mais jovem e saudável. Nomes como do cantor Fernando Zor, o ex-BBB Eliezer, o DJ Alok e o ator Marcello Antony são alguns exemplos.
Mas não apenas os famosos vêm buscando por tratamentos estéticos. O número de homens que realizaram intervenções estéticas aumentou em 30% nos últimos cinco anos, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Para Laís Rios, dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), essa procura se dá por diversos fatores. “Os homens estão entendendo que o autocuidado faz bem de uma maneira geral, principalmente por melhorar o nosso bem-estar”, afirma à CNN.
Já Michele Kreuz, dermatologista e sócia titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), analisa que os homens buscam retardar o envelhecimento. “Hoje em dia, a preocupação com a aparência não é mais exclusividade feminina. Homens modernos estão cada vez mais investindo em procedimentos para melhorar a pele, modelar o corpo e retardar os sinais de envelhecimento”.
Popularmente conhecida como botox, de acordo com Laís Rios, a toxina botulínica é utilizada tanto para prevenir quanto para reparar danos. Capaz de amenizar as rugas e disfarçar linhas de expressão, ela impede a contração da musculatura facial.
Com rápido resultado, após sete dias o paciente já consegue notar diferenças. No entanto, para os homens, o efeito do procedimento costuma ser menor. “Em torno de 3 meses, devido à maior força muscular e padrão de contração deles”, explica a dermatologista.
Apesar disso, este é o tratamento que Michele Kreuz mais indica ao público masculino. “É um procedimento rápido e minimamente invasivo, oferecendo resultados naturais quando realizado por um profissional qualificado, com um alto índice de satisfação do paciente e baixo risco de complicação”, garante a médica à CNN.
Entre as possíveis reações, estão uma dor leve, inchaço e hematomas no local da aplicação. O procedimento é contraindicado para pessoas alérgicas à toxina, que possuem alguma infecção ativas na área e distúrbios neuromusculares.
Tratamento mais simples, a limpeza de pele serve para remover as células mortas, cravos e excesso de oleosidade da pele. “É indicada para todos os tipos de pele, deixando-a mais macia e suave”, explica Laís, acrescentando que a pele pode ficar mais sensível e vermelha nos primeiros dias.
Para Michele, este é um procedimento básico para a manutenção da saúde e aparência da pele masculina. “Os homens possuem naturalmente uma pele mais oleosa e mais espessa”, explica a dermatologista.
Ainda de acordo com ela, a limpeza só não é recomendada para pessoas com infecções cutâneas ativas ou lesões abertas no rosto.
Procurada por homens que desejam reduzir medidas em áreas específicas, como abdômen, flancos e costas, a criolipólise é um procedimento não invasivo, na qual a gordura é eliminada pelo organismo após ser congelada. Segundo Laís Rios, o resultado é visto apenas depois de três meses.
Na visão de Michele Kreuz, este não é o procedimento mais indicado por conta de suas possíveis reações. “Uma complicação rara, mas notável é a hiperplasia adiposa paradoxal (HAP), que ao invés de reduzir a gordura na área tratada, ocorre um aumento paradoxal do volume adiposo. Isso resulta em uma protuberância firme e indolor que se desenvolve cerca de dois a cinco meses após o procedimento”, explica à CNN.
Ainda com alto risco de queimaduras, vermelhidão, inchaço, hematomas e dormência temporária, o tratamento não é indicado para pessoas com problemas de sensibilidade ao frio, crioglobulinemia ou síndrome de Raynaud.
Técnica injetável, o procedimento faz com que alguns estimuladores de colágeno atuem profundamente, aumentando a produção natural do corpo e promovendo firmeza e elasticidade à pele. Minimamente invasivo, este é um dos mais procurados pelos homens que desejam combater a flacidez, de acordo com a médica dermatologista Laís.
Entre as reações, a especialista explica que estão hematomas e equimoses — ruptura de pequenos vasos sanguíneos sob a superfície da pele. Michele ainda acrescenta que o procedimento é contraindicado para pessoas com alergia aos componentes da fórmula e diagnosticadas com doenças autoimunes
Ao atuar como um estímulo muscular através do campo eletromagnético, o tratamento ajuda a tonificar os músculos da área trabalhada, melhorando o contorno corporal e ainda auxiliando na redução da gordura, como explica Laís à CNN.
“Esse tratamento para hipertrofia muscular é contraindicado para quem tem marcapasso ou implantes metálicos na área a ser tratada”, garante a especialista. Michele Kreuz ainda complementa que as reações ao procedimento podem incluir desconforto muscular e vermelhidão.
Utilizada nos pontos de estruturação facial, o procedimento utiliza substâncias, como ácido hialurônico, para restaurar volume, suavizar linhas e melhorar a estrutura facial. “Ele é comumente usado para tratar olheiras, sulcos nasogenianos [linha que vai da altura do nariz ao canto da boca ou queixo] e aumentar o volume dos lábios”, explica Michele.
Entre as reações estão possíveis inchaços, vermelhidão e hematomas. “É contraindicado para pessoas com alergia ao material de preenchimento ou infecções na área de aplicação”, alerta a especialista.
O que é o “Botox da Barbie”, a mais recente obsessão do TikTok
[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/