Conheça a tenniscore, tendência fashion que ganhou destaque em “Rivais”

Moda

Indo além das tendências potencializadas no TikTok, a estética visual que acompanha produções do cinema também é responsável por movimentar a indústria fashionista. Um dos exemplos mais atuais é a “tenniscore”, vista recentemente no filme “Rivais”, estrelado por Zendaya.

Em cena, a atriz interpreta uma tenista de alto nível, que começa a treinar o marido que passa por uma sequência de derrotas. Sua estratégia de redenção, no entanto, ganha um rumo surpreendente quando ele deve enfrentar um amigo do passado.

Leia Mais

Ambientado, em grande parte, em quadras de tênis, o longa-metragem vem aumentando o interesse de itens normalmente usados por aqueles que praticam o esporte. Nomes como Sasha Meneghel, Bruna Marquezine e Gigi Hadid, por exemplo, já aderiram ao visual.

À CNN, Tay Borges, consultora de imagem e estilo, explica que a “tenniscore” está baseada em trazer roupas usadas em quadras para o dia a dia.

“Lógico que algumas marcas têm uma releitura mais moderna, mais atualizada nas peças, mas isso não é uma regra. Às vezes, é o uso literal do que é visto em quadra só que coordenado com um style mais adaptado, com peças que podem ou não ser da tendência”, diz.

Na contramão de outras estéticas virais, essa não promete ir embora tão rápido. “Ela vem se consolidando aos poucos, mas vai ficar, justamente porque a base, que é o tênis, é atemporal”, garante.

“Ele dá uma transcendida nas quadras e é integrado no dia a dia, com toque retrô, conforto e muita versatilidade”, acrescenta.

Segundo Tay, alguns motivos contribuíram para que a tendência ganhasse força, entre eles, a pandemia de Covid-19.

“Nós tivemos o período de pandemia e, nessa fase, o tênis — sendo um esporte seguro para se jogar diante do distanciamento ao ar livre — cresceu, consequentemente gerando um interesse na estética”, explica.

A geração Z, formada por aqueles nascidos entre 1995 e 2012, também despontou como grande potencializador, especialmente no TikTok. “Foi lá que ganhou fôlego, explodiu e virou febre. Depois também tivemos o desfile de inverno 22/23 da Miu Miu que abraçou a influência e manteve o visual em outros momentos”, comenta.

“Recentemente, o filme ‘Rivais’, com a Zendaya, reforçou a estética. Ela, inclusive, fez toda a tour do longa, sempre usando um look que caminha de mãos dadas com a tendência. Fora isso, o street style, para quem acompanha as Semanas de Moda, foi absorvido no dia a dia”, entrega.

Para quem deseja aderir à tendência, a recomendação são itens básicos do esporte. “A shark saia plissada, suéter de gola V, jaqueta esportiva com quebra vento, faixa no cabelo, meia alta e tênis de solado baixinho são boas opções”, afirma Tay Borges.

Quanto às cores, a aposta deve ser em tons mais neutros, preferencialmente claros. “Também há a possibilidade de usar o azul-marinho”, diz.

Por fim, Tay defende que é possível equilibrar o visual e a comunicação, usando pontualmente alguns elementos da “tenniscore” com outros. “Não tem errado ou certo quando estiver dentro do seu estilo”.

[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/