A fabricante de brinquedos japonesa MegaHouse lançou recentemente a menor versão já vista do famoso cubo mágico — é tão pequeno que você vai precisar de uma pinça para resolvê-lo.
Cada lado do cubo, que é feito de alumínio, mede cerca de cinco milímetros de diâmetro. A miniatura foi disponibilizada para pré-encomenda no site da fabricante desde a última quinta-feira (3), com entregas previstas apenas para abril do ano que vem.
“O cubo mágico de cinco milímetros é o resultado da trindade de máquinas, ferramentas de corte e paixão dos jogadores”, disse Kiyokazu Saito, presidente da Iriso Precision, a empresa contratada para o corte de precisão, em um vídeo promocional no site da MegaHouse.
Pesando apenas 0,3 gramas, o quebra-cabeça tem cerca de um milésimo do tamanho do original. E cada lado dos nove quadrados nas seis faces do dispositivo mede apenas 1,6 milímetros.
À CNN, a fabricante conta que começou a pensar no produto há quatro anos e iniciou a produção em 2022. Inclusive, em agosto deste ano, o Guinness World Record chegou a confirmar a miniatura como o menor cubo de quebra-cabeça giratório do mundo.
O modelo em miniatura quebra o recorde estabelecido pelo designer britânico Tony Fisher em 2016, quando ele surpreendeu os fãs com uma versão de 5,6 milímetros.
No entanto, o preço salgado sugere que provavelmente será um item de colecionador, não um cubo acessível para todos os jogadores.
Os cubos minúsculos estão sendo vendidos por 777.777 ienes (o equivalente a US$ 5.320 ou cerca de R$ 29 mil) e cada um vem com um suporte que o declara o “menor cubo mágico do mundo”.
O lançamento coincide com o 50º aniversário do cubo mágico, que conta com amadores e matemáticos profissionais entre seus jogadores.
Mais de 500 milhões de cubos foram vendidos desde que o inventor húngaro Ernő Rubik o criou em 1974. Torneios são realizados ao redor do mundo todo ano com participantes competindo pelo título de solucionador de quebra-cabeças mais rápido em frações de segundo.
O atual detentor do recorde para um cubo padrão 3x3x3 é o coreano-americano Max Park, de 22 anos, que resolveu o cubo giratório em 3,13 segundos, durante competição em Long Beach, Califórnia, no ano passado.
Outro recordista é Wang Yiheng, de 10 anos, da China, que atingiu seu melhor tempo pessoal de 3,38 segundos em uma competição em seu país natal em agosto, de acordo com a World Cube Association.
A categoria padrão 3x3x3, uma das mais competitivas na comunidade do cubo mágico, é atualmente dominada pelos dois países, com Luke Garrett e Aaron Huynh, dos Estados Unidos, em terceiro e quarto lugar, respectivamente, e Du Yusheng, da China, em quinto.
5 jogos pra brincar com a família nas férias
[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/