Conheça os alimentos que ajudam a evitar inflamação no corpo

Saúde

Cansaço constante, dores nas articulações e problemas digestivos. Esses sintomas podem ser indícios de um inimigo silencioso que se esconde em seu corpo: a inflamação. Mas o que significa dizer que o corpo está inflamado?

A inflamação do corpo nada mais é do que uma resposta natural a agressores externos, como substâncias ou alimentos que são prejudiciais à saúde. É como um sinal de alerta que aciona as células de defesa para combater o problema.

“É necessário ficar atento quando alguns desses fatores se apresentarem para que se possa procurar o médico que pedirá exames para confirmar, tratar e devolver o equilíbrio ao corpo, evitando que essa inflamação dê origem a outras doenças”, explica Vanessa Furstenberger, nutricionista clínica em São Paulo.

A inflamação corporal é causada principalmente por fatores como excesso de peso, stress, hábitos de vida ruins, consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e tabagismo, por exemplo.

A inflamação pode ser aguda (curta duração) ou crônica (longo prazo), que pode levar a doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, doenças neurodegenerativas e até alguns tipos de câncer.

“Os mecanismos de ambas são semelhantes, mas a principal diferença está no tempo de exposição e na intensidade dos sintomas. A aguda tem rápida duração, de alguns minutos a poucas semanas, enquanto a crônica pode persistir por semanas, meses ou até anos”, acrescenta Amanda Figueiredo, nutricionista clínica pela USP.

Todo alimento que possui alto teor de açúcar, gordura, sódio, conservantes e corantes em excesso contribuem para a inflamação do corpo, como:

Para desinflamar o corpo, o primeiro passo é cuidar da alimentação, deixando de consumir os alimentos que podem causar o problema. Em seguida, é importante aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes.

“É importante adotar um estilo de vida saudável, que inclua uma dieta anti-inflamatória, ou seja, rica em alimentos naturais. Praticar atividade física regularmente, beber bastante água, ter sono de qualidade e gerenciar o estresse”, acrescenta Thais Mussi, endocrinologista e nutróloga pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Veja quais alimentos ajudam a desinflamar o corpo:

 

[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/