Deputados do PSOL pediram, nesta quinta-feira (27), que a Procuradoria-Geral da República (PGR) abra investigação contra Ricardo Salles (PL-SP) por suposta incitação ao crime. A representação foi protocolada após o parlamentar publicar nas redes sociais uma fala sobre a tentativa de golpe na Bolívia.
O documento enviado à PGR foi assinado pelos deputados Glauber Braga (RJ), Samia Bomfim (SP) e Fernanda Melchionna (RS). Na representação, eles citam uma publicação feita por Salles no X na tarde de quarta-feira (26).
Leia Mais
“En Bolívia las melancias tienen cojones…”, escreveu o deputado. Em tradução livre para o português, a frase significa: “Na Bolívia as melancias têm coragem”.
O termo “melancia”, utilizado informalmente entre membros das Forças Armadas, faz menção aos militares que vestem a farda verde, mas têm o “interior vermelho”, ou seja, são aliados a ideias de esquerda.
Na representação, os deputados do PSOL afirmam que Salles “claramente comemora a tentativa de golpe de estado ocorrida no país vizinho”. Os parlamentares também afirmam que o deputado manifestou “frustração” com o fato de as Forças Armadas Brasileiras não terem feito o mesmo no Brasil.
“A conduta do representado é incompatível com os preceitos básicos da Constituição Federal de 1988. Exaltando o rompimento da ordem constitucional democrática – com o incitamento ao ódio e o encorajando de outros atos de violência -, o representado atenta gravemente contra princípios fundamentais ao Estado de Direito, atentando contra o próprio regime democrático”, consta no documento.
Os deputados ainda acusam Ricardo Salles de cometer dois crimes: incitação pública à prática de crime e apologia ao crime ou a criminoso.
Procurado para comentar o assunto, Salles se limitou a comentar que um dos autores do requerimento, o deputado Glaber Braga, “não tem moral para pedir nada”.
[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/