Ao que parece, o Saci-Pererê está cansado de ser reconhecido apenas pelas suas pequenas travessuras, entre fazer barulhos para assustar ou confundir as pessoas, e deseja ser valorizado como um dos principais personagens do folclore brasileiro, conforme propagam os “saciólogos“, estudiosos e defensores do personagem pelo Brasil afora.
Como se sabe, no dia 31 de outubro, celebra-se anualmente o Halloween em países como Estados Unidos, Irlanda e outros. A festividade é marcada pelas clássicas decorações de abóboras, pratos típicos e pelo famoso “doces ou travessuras,” quando as crianças percorrem a vizinhança pedindo guloseimas de porta em porta.
No Brasil, a celebração também acontece, embora com menos intensidade, mas com um toque cultural distinto: protagonista integra o folclore nacional, originou-se entre as etnias indígenas brasileiras e é conhecido por suas travessuras – o Dia do Saci!
Na cidade de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, por exemplo, a data tornou-se um movimento de celebração por aqueles que buscam resgatar e promover a cultura popular brasileira.
Segundo um texto escrito por Mouzar Benedito, um dos fundadores da Sociedade de Observadores de Saci (Sosaci) e publicada no site da organização criada em 2002, “a cultura popular é um elemento essencial à identidade de um povo. As tentativas insidiosas de apagar do imaginário do povo brasileiro sua cultura, seus mitos, suas lendas, representam a tentativa de destruir a identidade do nosso país. A história de todas as culturas até hoje existentes é a história de opressores e oprimidos”.
Incomodados com a adoção das tradições importadas de outros países, o grupo Sosaci, composto por jornalistas, intelectuais, escritores, pensadores de brasilidades e artistas, propõe o movimento de abrasileirar o Halloween, justamente como uma maneira de resgatar e valorizar as raízes culturais.
Em entrevista à CNN, Andriolli Costa — jornalista, professor, pesquisador de folclore, criador do projeto “O Colecionador de Sacis” e do jogo “Poranduba – Cartas de Cultura”, além de consultor para museus, documentários e da segunda temporada da série “Cidade Invisível” — afirma que a cultura estrangeira, impulsionada pelo imperialismo cultural e que traz forte influência da cultura pop, presente em filmes, séries e livros, acaba ofuscando as figuras do folclore brasileiro.
“Ainda hoje, há quem ridicularize os mitos e entidades do folclore, limitando-os a uma representação meramente figurativa. Essas pessoas tendem a considerar nossas tradições ‘ridículas’ e a valorizar o que vem de fora, justamente por serem elementos estrangeiros já amplamente mediatizados e, portanto, vistos sob uma ótica diferente. A proposta do Dia do Saci, então, surge como uma forma de desafiar essa visão, forçando as pessoas a relembrar e valorizar o Saci“, diz.
Com o evento realizado anualmente em São Luiz do Paraitinga, os “saciólogos“, então, se mobilizaram para que a cidade instituísse, desde 2003, uma lei municipal determinando que o dia 31 de outubro seria do Saci.
O deputado Aldo Rebelo Figueiredo apresentou, na época, o projeto de lei federal n.º 2762, que visava instituir o dia 31 de outubro como o Dia Nacional do Saci-Pererê.
Entretanto, somente em 2013, o deputado federal Chico Alencar (PSOL) e a vereadora Ângela Guadagnin (PT), de São José dos Campos, elaboraram, por meio da Comissão de Educação e Cultura, o Projeto de Lei Federal n.º 2.479 para oficializar o Dia do Saci em âmbito nacional. No estado de São Paulo, a data já era celebrada desde 2004, quando foi estabelecida pela lei estadual n.º 11.669.
Danilo Oliveira, professor de História na rede pública de São Paulo, ativista e pai da Bianca, explica à CNN que a data se potencializa mais em algumas regiões no Brasil devido a fatores culturais, históricos e sociais específicos.
“Vide, também, da própria história do Saci, cuja origem remonta às tradições indígenas, além do processo de industrialização e urbanização. Por exemplo, uma criança que cresce em uma cidade grade, dificilmente conseguirá andar descalça na terra, o que evidencia o afastamento progressivo das nossas raízes históricas, que moldaram a identidade do país através da miscigenação de culturas e raças. Quanto mais distante se está da urbanização e da tecnologia, maior a proximidade com as raízes e a ancestralidade. Isso não significa necessariamente que seja algo bom, mas muitas vezes é a única alternativa para preservar essa ligação”, pontua.
O Saci-Pererê é uma das figuras mais icônicas do folclore brasileiro. Conhecido por ser um menino negro com uma perna só, ele usa um gorro vermelho, fuma cachimbo e não fala inglês.
Travesso e brincalhão, o personagem gosta de pregar peças nas pessoas, como esconder objetos, fazer barulhos à noite e criar redemoinhos. Só que além das peripécias, ele também é protetor das florestas, ajuda a afastar invasores e alerta sobre os perigos.
Quanto à origem de seus contos, de acordo com Andriolli, investigar a procedência de um mito é um desafio, uma vez que o intercâmbio cultural resulta em várias versões que ainda permanecem vivas. No entanto, ao analisar o Saci, é viável traçar algumas conexões.
“A gente encontra o primeiro registro escrito sobre o Saci em meados do século XIX, por volta de 1850/1860, quando no “Jornal Correio Paulistano”, há um registro da figura como uma crença das avós. Atualmente, o que os especialistas dizem é que ele é uma consolidação de uma série de mitos. A gente pode pegar, por exemplo, Yasi Yateré dos Guarani, que, entre as várias versões, tem duas pernas e tem como objeto de poder, o seu cajado de ouro que, caso o tirem de si, perde os poderes. Além disso, também tem domínios sobre a mata”, comenta.
“Recebemos uma forte influência dos duendes portugueses, seres que habitam nossas casas e são conhecidos por aprontar travessuras, como fazer objetos desaparecerem ou estragar alimentos, embora alguns sejam mais amigáveis. Esses seres, em geral, usam chapéu vermelho. Já dos africanos, [especialmente da tradição Yorubá], temos três influências principais. A primeira é Exu, pois o Saci é um assobiador e Exu é considerado o dono do assobio. Outra influência é Ossain, um Orixá que, em algumas versões, é representado com uma única perna, refletindo a imagem da árvore, que tem um somente um tronco. Ossain também está intimamente ligado à natureza e aos segredos das ervas e dos chás. Com a adição do cachimbo, associado aos pretos velhos, o Saci surge como uma figura negra, com gorro vermelho, de uma perna só, que se desloca em meio aos redemoinhos”, complementa.
O movimento em torno da data levanta questões sobre a identidade cultural brasileira. Para os defensores da iniciativa, celebrar o Halloween sem questionar seu contexto é um reflexo do processo de globalização que pode levar à perda de tradições locais.
Por outro lado, alguns críticos argumentam que o Halloween e o Dia do Saci podem coexistir sem rivalidades. Para esses, celebrar ambas as datas oferece uma oportunidade para as crianças aprenderem sobre diferentes culturas e ampliarem suas referências culturais.
“As pessoas podem brincar de Halloween, podem se fantasiar, isso não está em jogo. O que está em jogo é o menosprezo à nossa cultura. Todo mundo pode pedir doce ou travessura, se quiser. Agora, é um problema quando você proíbe seus filhos de pegarem doces de Cosme e Damião, porque aí vai estar envenenado, amaldiçoado”, exemplifica Andriolli.
O especialista também destaca que é viável alcançar locais distantes para promover o folclore brasileiro de forma cada vez mais eficaz, resistindo a essa homogeneização cultural e ajudando a manter viva a memória de figuras que fazem parte da herança do Brasil.
“É aceitável pensar folclore, se você é uma avó ou se você é uma criancinha, mas depois o folclore parece que some da mente das pessoas quando se deixa de falar disso na escola. E o trabalho constante que nós precisamos fazer é o despertar dos afetos, de lembrar as pessoas de que o Saci é fascinante, tão quanto a cantiga de ninar que você usa para embalar seus filhos, o prato típico que a sua família prepara ou a espada de São Jorge na sua sala para trazer proteção. Tudo isso vem do mesmo substrato que o Saci, e é igualmente fascinante. E esse substrato é a cultura popular tradicional”, finaliza.
Adicionalmente, o professor Danilo também menciona a forma como a história e as tradições culturais no Brasil têm sido tratadas ao longo do tempo, especialmente as de origem africana e indígena.
Em sua visão, o racismo estrutural no Brasil contribuiu para a desvalorização de figuras do folclore como o Saci, visto que o país tem um histórico de marginalizar e subestimar as tradições culturais e religiosas afro-brasileiras e indígenas. O apagamento sistemático das culturas negra e dos povos originários, frequentemente consideradas “menores” ou “primitivas”, ajudou a promover uma visão depreciativa dessas tradições, refletindo na preferência por celebrações estrangeiras, tais como o Halloween.
“Tem um pensador muito pouco utilizado que é o Frantz Fanon. Ele fala justamente que o racismo opera no campo do simbolismo. Quando se perpetua a ideia de que um demônio é representado como negro e um anjo como branco, isso reflete um racismo estrutural que é coletivo e mundial. Por essa razão, essa visão precisa ser constantemente combatida, não apenas como um legado colonial, mas também como parte do imperialismo norte-americano, especialmente após a Segunda Guerra Mundial”, complementa.
Além disso, Danilo também comenta que a desvalorização do folclore, inclusive, contribui para o distanciamento das pessoas em relação a essas tradições.
“No Brasil, dificilmente veremos um menino negro saindo à noite, fantasiado, batendo de porta em porta para pedir ‘doces ou travessuras’ e sendo bem recebido pelas famílias. O país foi construído sobre uma base de violência e racismo, o que gerou uma sociedade onde os vizinhos mal se conhecem e vivem com medo. Um exemplo claro disso é quando um homem chega ao seu condomínio, tira a chave da mochila, e um vizinho, que não o conhece e não tem nenhuma familiaridade com ele, assume que é um ladrão simplesmente por ele ser negro, e acaba agindo de forma trágica. Isso mostra que essa realidade não representa o verdadeiro Brasil, e precisamos combater essa situação para preservar a memória nacional”, finaliza.
[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/