Mais de 600 anos após seu nascimento, Joana d’Arc — uma santa padroeira da França — continua sendo um objeto não apenas de fascínio histórico, mas também cultural.
Nos últimos meses, testemunhamos a performance de Chappell Roan no VMA, vestida com uma armadura, uma figura de Joana d’Arc em estilo espacial vestida pela designer Jeanne Friott e o guasqueiro Robert Mercier na cerimônia de abertura das Olimpíadas. Isso sem mencionar o anúncio de Baz Luhrmann no mês passado de que Joana d’Arc será o tema de seu próximo filme.
Sua inspiração na cultura pop perdura ao longo das décadas. Em 1997, uma agora icônica sessão de fotos de Fiona Apple, capturada por Joe McNally, mostra a artista de indie pop andando de metrô vestida com uma armadura medieval e uma espada. “As fotos têm sido reproduzidas sem fim no Twitter por razões que não me são claras”, escreveu McNally no Instagram.
Dez anos depois, Chloe Sevigny usou uma peruca loira platinada e despenteada, uma armadura parcial e um vestido de camponesa de musselina branca para seu traje de Halloween de Joana d’Arc. Mais recentemente, em 2018, a estrela da Disney, agora ícone da moda, Zendaya, chegou ao Met Gala vestida como Joana, em uma armadura de cota de malha completa e um corte bob castanho avermelhado para o tema “Corpos Celestiais”.
Mas qual é a história de Joana, e por que sua iconografia atrai as jovens estrelas de hoje?
Uma das cinco crianças de uma família camponesa em Domrémy, no nordeste da França, Joana nasceu em 1412. Tendo visões desde jovem, Joana acreditava ser guiada por Deus para salvar a França da invasão inglesa. Apesar de não ter nascido com uma fortuna ou direito aristocrático, ela conseguiu uma rara audiência com o Delfim da França, o futuro rei Carlos VII, em fevereiro de 1429.
“Como alguém sai de uma vila e se encontra nos escalões mais altos da sociedade francesa? Onde você está convivendo com duques e conversando com o Delfim — como isso sequer acontece?”, ponderou Katherine J. Chen, autora do romance histórico de 2022, “Joana”.
Essa origem improvável é parte do que alimenta o mistério em torno de Joana. O artista francês Jules Bastien-Lepage, que cresceu em circunstâncias semelhantes, usou o início de vida dela como foco de sua pintura de 1879 de Joana. Ele a mostra com mãos e pés sujos, tendo abandonado sua roda de fiar, com os olhos voltados para o céu enquanto contempla visões fantasmagóricas ao fundo.
O falecido Alexander McQueen — que falou sobre como, no início de sua carreira, sentia-se um impostor de classe trabalhadora no mundo da alta moda — também usou Joana d’Arc como inspiração para sua coleção Outono-Inverno de 1998, inspirando-se em sua morte como mártir e sua coragem como heroína.
Em 1429, com cerca de 17 anos, Joana pediu ao Delfim que a enviasse, com um exército, ao cerco de Orléans, uma cidade francesa no vale do Loire, que na época estava sob ocupação inglesa. Eventualmente convencido pela convicção religiosa de Joana, o futuro rei da França concordou. Depois de receber um conjunto de armadura, ela foi enviada a Orléans. A presença de Joana motivou os soldados franceses desmoralizados, e em nove dias após sua chegada, a cidade foi libertada.
A Dra. Eleanor Jackson, curadora da exposição Mulheres Medievais na Biblioteca Britânica, afirmou que Joana “deve ter tido uma enorme quantidade de carisma pessoal e um incrível senso de convicção” para receber permissão para ir.
“Foi bastante excepcional para uma mulher estar no campo de batalha, assumir esse papel militar, tentar influenciar táticas militares e estar ativamente envolvida na política, especialmente vindo de uma origem humilde”, explicou Jackson.
A imagem amazônica de Joana d’Arc em armadura é talvez a mais recorrente na cultura popular, inspirando milhares, senão centenas de milhares, de representações semelhantes. Pintores como Rubens, Ingres e Rossetti a retrataram com cabelos ruivos esvoaçantes e armadura completa de placas pesadas.
Representações mais recentes abandonaram os cabelos soltos, mas mantiveram a armadura, com Ingrid Bergman (1948) e Milla Jovovich (1999) encarnando uma imagem mais andrógina de Joana no cinema.
Após o sucesso no vale do Loire, Joana viu Carlos ser coroado rei da França em Reims. Mas, depois de uma derrota no cerco de Compiègne, ela foi capturada e vendida aos ingleses. Joana foi julgada por um tribunal pró-inglês por heresia em 1431, onde foi considerada culpada. Com aproximadamente 19 anos, foi queimada na fogueira, condenada por heresia.
A transcrição do julgamento de Joana, que detalha os atos de crueldade de seus captores e sua notável resiliência, permanece como um dos dois documentos cruciais sobre a vida de Joana. Ela também forneceu inspiração para o filme mudo de Carl Theodore Dreyer, “A Paixão de Joana d’Arc” (1928), estrelado por Renée Jeanne Falconetti. A hipnotizante interpretação de Falconetti de Joana após sua prisão permanece um marco importante no cinema moderno.
Primeiro glorificada, depois crucificada, o destino mitificado de Joana encapsula o papel precário das mulheres na sociedade — especialmente aquelas em destaque. Em 2022, a escritora cultural Rayne Fisher-Quann sugeriu que a mudança na percepção pública era uma experiência distintamente feminina, cunhando o termo “woman’d”.
“Como animais selvagens e plástico reciclado, as mulheres na mídia têm um ciclo de vida que a maioria de nós conhece de cor”, escreveu Fisher-Quann para a revista britânica de cultura jovem i-D.
“Às vezes, ela simplesmente recebe elogios demais. Na maioria das vezes, o público parece simplesmente se cansar dela. É um ciclo perpétuo de idolatria ritualística, degradação e redenção que serve apenas para entreter as massas e gerar lucro para os poderosos. Comecei a chamar isso de ‘ser woman’d.’”
Talvez quando Roan, Sevigny, Apple e Zendaya — todas jovens mulheres no auge da fama — se vestiram como Joana, elas não estavam apenas invocando sua imagem, mas também o simbolismo feminista da santa padroeira. McNally disse que o estilo de Joana d’Arc de Apple ajudou a mudar sua percepção pública de “frágil” para “guerreira”. Da mesma forma, Zendaya disse à *InStyle* que seu look no Met Gala a fez sentir que “nada poderia me machucar — eu me sentia como uma guerreira.”
Mais designers passaram a explorar a ideia de Joana como uma lutadora apaixonada, em vez de uma mártir passiva. Na London Fashion Week de 2023, a marca turca Dilara Fındıkoğlu estreou um vestido intitulado “Joan’s Knives” — um vestido esquelético impressionante feito de louça vitoriana antiga, inspirado no desejo de vingança póstumo de Joana. As atrizes LGBTQ+ Emma Corrin e Hari Nef desde então usaram o vestido.
Para Chen, é a maleabilidade da identidade de Joana que, em parte, a cristalizou como um ícone cultural. “Ela é tantas coisas para tantas pessoas”, disse ela à CNN. Não apenas um símbolo de vitória em armadura ou uma tática militar, Joana foi uma santa, uma bruxa, uma mártir, uma herege e uma ingênua — uma mistura de contradições que, séculos depois, a tornam tanto humana quanto relacionável.
Ela também é um aviso brutal para as mulheres jovens, um alerta severo sobre a natureza volúvel da fama e um símbolo de moralidade e força.
“Adoramos quando as pessoas sobem muito rápido, adoramos histórias de sucesso, especialmente aquelas que vão da pobreza à riqueza, mas — como é da natureza humana — também adoramos ver as pessoas caírem em desgraça. A vida dela é um espetáculo maravilhoso e explosivo”, disse Chen.
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[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/