Fios arrepiados? Veja dicas de penteados para usar durante o treino

Moda

Praticar exercícios físicos é extremamente importante para a manutenção do bem estar físico e mental. Neste momento, além de buscar os treinos mais adequados e como conciliá-los com a rotina, questões como qual roupa será confortável, ou como usar o cabelo podem ser pertinentes. Afinal, a ocasião também estimula e impacta o corpo todo, incluindo os fios.

Segundo especialistas ouvidos pela CNN, o treino em si não prejudica diretamente os fios, mas alguns fatores associados à atividade física podem afetar a saúde do cabelo, como: suor, fricção e atrito e cloro, se você pratica natação. Por isso, pode ser importante pensar em penteados voltado para os exercícios (veja exemplos abaixo).

 

“O suor pode acumular-se no couro cabeludo, deixando os fios mais oleosos e favorecendo o surgimento de caspa e irritações. Usar acessórios como bonés, capacetes ou elásticos pode causar fricção e, eventualmente, quebra dos cabelos. Se você ainda pratica natação, o cloro pode ressecar e danificar os fios. Usar uma touca de natação e produtos específicos para proteção contra cloro pode ser benéfico”, explica a tricologista Sandra Perondi, da Mais Cabello.

Prender os cabelos com cuidado, usar elásticos macios (e sem partes metálicas) para prender o cabelo de forma que ele não fique muito apertado e fazer e penteados “frouxos” são ótimas dicas, aponta Sandra.

“Aplicar óleos nos fios para formar uma barreira lipídica que reduz a absorção do suor pelos fios também é uma opção”, indica a tricologista Ana Carina Junqueira. “Podemos ainda aplicar um protetor térmico nos fios caso o exercício seja feito em locais abertos e com exposição solar”.

Ana Carina ressalta que a proteção com os fios deve ser incluída na rotina diária, assim, as medidas focadas no treino serão potencializadas.

“São importantes a lavagem frequente, não dormir nem prender os cabelos molhados, hidratar os fios com máscara de duas a quatro vezes por mês, ingerir bastante água, manter uma alimentação saudável, principalmente com muitas proteínas, já que fortalecem os fios e evitar excesso de babyliss e chapinha, além de procedimentos químicos como alisamentos e luzes com descolorantes.”

Sandra indica os melhores acessórios para usar para os penteados focados no treino. São eles:

O hairstylist Paulo Persil traz ideias de penteados que podem ser úteis na proteção dos fios durante as atividades físicas. Confira!

Desembarace bem os cabelos e prenda um pedaço dos fios do topo da cabeça com um elástico, como se fosse fazer um rabo de cavalo, mas com menos cabelo. Depois, vá juntando um pouco dos fios que ficaram soltos ao topo preso em uma trança embutida. Os fios do meio para o final, prenda em “gominhos”, até formar um rabo único.

O processo pode ser feito para duas tranças se optar por elaborar dois rabos de cavalo.

Desembarace e separe o cabelo em duas partes iguais. Depois, faça dois rabos de cavalo altos e enrole os fios até formar um coque. Prenda com elástico e grampos para fixar bem o penteado e finalize com uma pomada própria para cabelos, para segurar bem os “baby hairs”.

Desembarace e reparta o cabelo em dois em partes iguais. Em seguida, separe uma mecha na frente do cabelo e vá “torcendo” ela, juntando ao cabelo que ficou solto. Finalize com uma trança nas pontas. Repita o processo do outro lado.

Desembarace o cabelo e separe as duas mechas da frente. Passe as mechas para trás e prenda-as, formando uma meia coroa. Coloque o rabinho formado para a parte de dentro da coroa. Separe mais duas mechas e repita o processo 3 vezes. Com o restante do cabelo, faça uma trança, enrole ela toda indo sentido à raiz do cabelo e prenda com grampos para fixar.

Use uma escova ou pente para desembaraçar completamente o cabelo utilizando um mousse próprio para remoção de todos os nós. Segure todo o cabelo no topo da cabeça, penteie todo o cabelo para trás na direção em que deseja posicionar o rabo de cavalo, prenda o cabelo com um elástico revestido de tecido para evitar quebra e danos.

Puxe suavemente o cabelo perto do topo da cabeça para criar um pouco de volume. Se necessário, ajuste quaisquer fios soltos ou use grampos para prender partes específicas do cabelo.

[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/