Funcionário de museu na Holanda joga obra de arte no lixo; entenda

Moda

Um técnico de elevador em um museu na Holanda acidentalmente jogou fora uma obra de arte que parecia duas latas de cerveja vazias.

All the good times we spent together” (do inglês, “Todos os bons momentos que passamos juntos”), do artista francês Alexandre Lavet, pode parecer, à primeira vista, que pertence dentro de uma lixeira, mas uma inspeção mais detalhada revela que, na verdade, é “meticulosamente pintada à mão com acrílicos, com cada detalhe reproduzido cuidadosamente”, conforme explicou o LAM Museum em um comunicado.

“Para o artista, as latas simbolizam memórias queridas compartilhadas com amigos queridos”, acrescentou o comunicado do museu, que fica na cidade de Lisse, cerca de 30 quilômetros de Amsterdã. “Embora noites passadas desfrutando de bebidas possam parecer triviais no grande esquema das coisas, elas acabam representando momentos preciosos de conexão.”

O trabalhador, que o museu disse estar cobrindo o técnico regular, poderia ser perdoado pelo erro, dado que as latas de cerveja estavam expostas em um poço de elevador de vidro, como se tivessem sido deixadas para trás por operários. A colocação da obra de arte fazia parte da marca registrada do museu de exibir peças em “locais não convencionais”.

“O tema da nossa coleção é comida e consumo”, disse Sietske van Zanten, diretora do museu, no comunicado que emitido no dia 1º de outubro, mas sem informações sobre exatamente quando o erro ocorreu. “Nossa arte incentiva os visitantes a verem objetos do cotidiano sob uma nova perspectiva. Ao exibir obras de arte em lugares inesperados, ampliamos essa experiência e mantemos os visitantes atentos.”

O museu enfatizou que “não guarda nenhum rancor” em relação ao técnico. “Ele estava apenas fazendo seu trabalho de boa fé”, disse van Zanten. “De certa forma, é um testemunho da eficácia da arte de Alexandre Lavet.”

As latas foram posteriormente recuperadas de um saco de lixo, ambas ainda intactas. Elas foram limpas e depois exibidas em um pedestal tradicional na entrada do museu, conforme o comunicado.

“Queríamos dar a elas o seu momento de destaque”, disse a curadora Elisah van den Bergh no comunicado, que ainda não decidiu onde a obra será exposta a seguir. “Gostamos de surpreender nossos visitantes, então nenhum espaço está fora dos limites”, ela disse.

A arte moderna tem um histórico de mal-entendidos e erros. No ano passado, uma obra de arte composta por uma banana presa à parede com fita adesiva foi comida por um visitante faminto em uma galeria em Seul, Coreia do Sul.

A fruta era, na verdade, uma obra famosa do artista italiano Maurizio Cattelan, intitulada “Comedian”, que se tornou viral quando foi vendida por US$ 120 mil (cerca de R$ 665 mil) na Art Basel Miami Beach, em dezembro de 2019.

Saiba o valor de uma visita privada ao Louvre, como fez Kendall Jenner

[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/