A exposição “Fusão“, do artista visual Gustavo Magalhães, está sendo exibida na Caixa Cultural São Paulo desde a última terça-feira (24). A mostra, que já foi apresentada no Rio de Janeiro e no Recife, tem visitação gratuita e ficará em cartaz até 24 de novembro.
A exposição traz como proposta central a “ecologia visual“, ou seja, uma união entre arte e sustentabilidade por meio da pintura, em uma interação entre imagem, matéria e tempo. A mostra reúne 40 obras expostas, feitas em diferentes materiais, como madeira, papéis e tecidos, que foram doados ou descartados.
Magalhães, que é artista visual desde 2013, considera que as especificidades dos materiais, como rachaduras, texturas disformes e memórias impressas nas superfícies, são fundamentais pra a construção das imagens. Além disso, o suporte para as obras torna-se um elemento essencial para o sentido das pinturas, atribuindo novos propósitos e interpretação aos elementos, em sua visão.
“Suporte e pintura se mesclam em um só corpo, construindo, a partir do encontro das duas e em um movimento não hierarquizado, a obra de arte”, afirma o artista.
Além disso, as pinturas estão em suspenso, permitindo que o público tenha acesso à frente e ao verso, em diferentes ângulos, se distanciando da proposta tradicional de pinturas.
Ayala Prazeres, curadora da mostra, acrescenta que a materialidade e as construções do artista constituem uma ecologia visual, na qual a matéria tem tanta importância quanto a pintura em si. “A interação entre imagens e matéria presentes nas obras do Gustavo é como um processo simbiótico, um movimento de transformação e convivência mútua, em que as partes se fundem para gerar novas possibilidades e transições de um estado para outro”, descreve Ayla.
Exposição “Fusão”, de Gustavo Magalhães:
Exposição “60 Anos da Moda Brasileira” chega a São Paulo
[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/