Gloss, líquido e acetinado: descubra as diferenças entre os batons

Moda

O Dia do Batom é celebrado anualmente no dia 29 de julho, como forma de homenagear o cosmético que se tornou um dos itens queridinhos e essenciais da indústria de beleza.

Com o passar dos anos, o batom também passou a ganhar uma imensa variedade de formatos, cores, fixações, texturas – sempre potencializando a maquiagem e dando o up necessário ao visual.

À CNN, Lavoisier, maquiador responsável por produzir nomes como Giovanna Antonelli, Camila Pitanga e Ludmilla e expert da Eudora, conta que “em um mundo onde cada pessoa tem sua própria maneira de se expressar, o batom permite que cada um manifeste sua personalidade, estilo e mood por meio das tonalidades”.

Leia Mais

 

Segundo o profissional, o batom matte tem acabamento sem brilho e seco. “Ele é conhecido por sua alta pigmentação e durabilidade. Geralmente mais seco e menos oleoso em comparação às outras texturas, proporcionando um efeito fosco e opaco”, explica.

Usá-lo pode exigir uma preparação dos lábios, como esfoliação e hidratação, evitando que acentue rachaduras ou peles secas. “O matte também costuma ter longa duração, resistindo bem aos alimentos e bebidas. Além disso, traz um aspecto sofisticado e elegante, ideal para looks mais ousados ou quando se deseja um acabamento mais clássico”.

Enquanto isso, o batom líquido vem em uma fórmula que pode secar, transformando-se em um acabamento matte, brilhante acetinado ou até mesmo de um gloss. “Tem fácil aplicação, secando rapidamente. Pode variar, mas, na maioria das vezes, garante longa duração e pode oferecer cobertura total ou um efeito mais leve e translúcido”, garante o maquiador.

Como o próprio nome sugere, o batom acetinado traz um acabamento que passeia entre o matte e o gloss. Geralmente, é  mais hidratante e confortável aos lábios, proporcionando assim um aspecto brilhoso sutil e natural.

Lavoisier conta que ele tem fácil aplicação e não costuma destacar as imperfeições. “A durabilidade pode ser menor do que o batom matte, mas oferece um visual mais luminoso, com toque de elegância e frescor, ideal para produções do dia a dia”.

Conhecido por seu acabamento brilhante e luminoso, o gloss pode variar em intensidade – desde um brilho sutil até um efeito espelho. Com textura mais pegajosa e hidrante, não costuma oferecer alta cobertura, mas pode ser aplicado sozinho ou por cima de outro batom.

“Geralmente, tem uma duração mais curta e precisa ser reaplicado com mais frequência. É ideal para um efeito de lábios mais volumosos e luminosos”, conta o profissional.

O batom vinil traz acabamento brilhante e espelhado, é mais intenso e brilhante que o gloss tradicional, oferecendo uma sensação mais suave e confortável nos lábios.

“Geralmente é mais fácil de aplicar do que o gloss, com uma cobertura mais uniforme. Pode ter uma duração melhor que o gloss tradicional, mas ainda assim pode precisar de reaplicações frequentes. Proporciona um efeito ousado e moderno”.

O batom cremoso é conhecido por sua textura rica e hidratante, com acabamento suave. Além disso, garante maciez e desliza facilmente sobre os lábios, com cobertura saudável, total e uniforme. Com fácil aplicação, proporciona cor intensa e apesar de não durar tanto quanto o matte, por exemplo, é mais hidratante e nutritivo.

O batom cintilante, conforme explica Lavoisier, contém partículas de brilho ou glitter que criam um efeito brilhante e luminoso. Pode ser cremoso ou gloss, mas sempre com um brilho cintilante visível. A aplicação pode ser mais trabalhosa para garantir que o brilho esteja distribuído uniformemente.

“Dependendo da fórmula, pode ter maior durabilidade, mas o efeito cintilante pode precisar de reaplicações. É ideal para um efeito festivo e glamouroso, excelente para eventos especiais ou para um visual mais divertido e ousado”, finaliza.

Para quem ama se atualizar sobre o que deve bombar ainda neste ano, Lavoisier conta que há uma evolução constante para incorporar novas texturas, acabamentos e tonalidades capazes de refletir a diversidade e a individualidade da beleza moderna.

“Em relação às cores, o vermelho clássico e o fúcsia são escolhas fortes para quem deseja um impacto visual. Esses tons adicionam um toque de elegância e sofisticação, sendo perfeitos tanto para ocasiões especiais quanto para o dia a dia. Já os roxos profundos e ameixas estão em alta, trazendo um ar de mistério e audácia ao visual. Eles funcionam bem para quem quer experimentar algo um pouco mais ousado e moderno”, afirma.

A post shared by Lavoisier (@lavoisier)

Quanto aos acabamentos, brilhantes e gloss seguem como as escolhas do momento. “O gloss está de volta com força total. Ele não só proporciona um acabamento brilhante e volumoso, mas também é uma maneira de adicionar um toque de glamour ao seu look. Além disso, os glosses hoje em dia vêm em fórmulas que oferecem cuidados adicionais, como hidratação e proteção. Já o acabamento lacquer é uma escolha popular para um visual brilhante e intensamente pigmentado. Ele dá aos lábios um efeito molhado e cheio”.

“O efeito ombré, onde uma cor mais escura no centro dos lábios gradualmente se mistura com um tom mais claro nas bordas, também continua a ser uma tendência popular. Esse efeito cria um visual tridimensional e pode ser feito com cores contrastantes ou tons da mesma família para um look mais sutil”, acrescenta.

Lavoisier conta ainda que, os produtos que combinam batom com outros usos, como blush ou sombra, são práticos e versáteis, refletindo a tendência de beleza “sem esforço” e multifuncionalidade.

A post shared by Lavoisier (@lavoisier)

“Essas tendências refletem uma mistura de audácia, praticidade e inovação, permitindo que cada um escolha o estilo que melhor expressa sua personalidade e estilo individual. Seja explorando novas cores ou experimentando acabamentos diferentes, a maquiagem dos lábios nesta temporada é sobre diversão e autoexpressão”, entrega por fim.

Confira 8 tendências de moda e beleza popularizadas por Hailey Bieber

[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/