Com a crescente do furto de aparelhos telefônicos no Brasil, o alto valor dos celulares se torna apenas um detalhe, visto que diversas informações pessoais acabam expostas, como acesso às redes sociais e, até mesmo, a contas bancárias.
Foi com isso em mente que os influenciadores Vic Gabar e Paulo Aguiar viralizaram nas redes sociais, compartilhando dicas de segurança para usuários de iPhone.
Em um vídeo publicado no Instagram, a dupla listou quatro ajustes que podem ser realizados no aparelho, para impedir que os criminosos tenham acesso aos aplicativos e configurações — em caso de furto de celulares bloqueados e desbloqueados.
Assim que um iPhone é furtado, o dono conta a opção de rastrear a localização do aparelho enquanto há conexão com a internet. Sabendo disso, muitos criminosos costumam desativar o sinal ou colocar o celular no modo avião.
Em caso do aparelho estar bloqueado, a ação pode ser feita pela Central de Controle — que aparece ao deslizar a tela para baixo no canto superior direito.
Para evitar que criminosos tenham acesso a isso, os influenciadores recomendam que essa parte seja bloqueada para ser vista apenas com a Face ID.
Para isso, basta acessar os Ajustes, clicar em Face ID e Código, deslizar até o final e desativar todas as opções disponíveis, como Central de Controle, Central de Notificações e Carteira.
Desta forma, sem a identificação facial, o aparelho não permitirá nenhuma ação. Assim que o Face ID for identificado, ele volta a exibir todas as opções normalmente.
Uma das opções disponibilizada pelos aparelhos Apple, a Proteção de Dispositivo Roubado faz com que senhas e Face ID só possam ser alterados uma hora após a primeira autentificação biométrica em lugares desconhecidos.
Além disso, a opção ainda reforça a segurança do aparelho, exigindo a autentificação em ações críticas do dispositivo, como realizar alterações nas configurações.
Para ativá-los, basta acessar os Ajustes, clicar em Face ID e Código, deslizar para baixo, clicar em Proteção de Dispositivo Roubado e ativar.
Em muitas situações, os criminosos agem quando as pessoas estão mexendo no celular em locais públicos, o que faz com que o furto ocorra quando o aparelho está desbloqueado.
Em casos como esses, os influenciadores indicam que as configurações de Tempo de Uso sejam ativadas. Será por meio dele que um usuário Apple poderá bloquear o acesso em algumas configurações.
Para ativar essa opção, basta ir em Ajustes, descer a tela, acessar Tempo de Uso, rolar a tela para baixo, clicar em Conteúdo e Privacidade, onde deverá ativar as restrições e inserir uma senha diferente da usada para desbloquear o aparelho.
Após isso, desça novamente a tela e coloque “Não Permitir” para opções como Código e Face ID, Contas e Dados Celulares. Dessa forma, não será possível realizar alterações nessas opções. Caso deseje alterar a senha ou o Face ID, será necessário desabilitá-los.
Ainda em caso do aparelho desbloqueado, os influenciadores indicam o uso de uma armadilha para impedir que criminosos acessem seus aplicativos de banco. Ao inserir um atalho, é possível fazer com que, ao clicar em algum dos apps que você deseja proteger, o celular seja automaticamente bloqueado.
Para isso será necessário criar uma automação a partir do aplicativo Atalhos. Com ele aberto, clique em Automação, use a barra de pesquisa para digitar “App”, escolha essa opção e clique em Executar Imediatamente. Clique em Seguinte e digite a opção Bloquear Tela.
Para que o aplicativo seja desbloqueado para acesso, será necessário digitar uma senha de seis dígitos, que você deverá escolher.
[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/