Quatro civis fizeram história nesta quinta-feira (12) como o primeiro grupo de pessoas a realizar uma caminhada espacial comercial durante a missão Polaris Dawn da SpaceX.
Jared Isaacman, CEO da Shift4 Payments e um dos financiadores da missão, foi o primeiro a abrir a escotilha e sair da cápsula do veículo Crew Dragon. A tripulação ainda conta com outros três integrantes: seu amigo próximo e ex-piloto da Força Aérea dos EUA, Scott “Kidd” Poteet; e as engenheiras da SpaceX, Anna Menon e Sarah Gillis.
A equipe passou por um processo conhecido como “pré-respiração”, uma etapa destinada a purgar o nitrogênio do sangue para evitar que o gás forme bolhas — uma condição potencialmente letal — ao vivenciarem o vácuo do espaço.
Isaacman e Gillis foram os únicos dois membros da tripulação a realmente sair da espaçonave, e o fizeram por um total combinado de cerca de 20 minutos.
Eles subiram em um auxílio de mobilidade — essencialmente uma escada que a SpaceX apelidou de “skywalker” — para se aventurar no vazio infinito e apreciar a vista.
Esta é a segunda viagem ao espaço de Jared Isaacman, o bilionário fundador da empresa de pagamentos Shift4. Ele já fez uma viagem menos arriscada em 2021, em outra missão da SpaceX, chamada Inspiration4 – a primeira missão espacial com tripulação inteiramente civil.
Ele é um dos idealizadores da missão Polaris Dawn e, por isso, teve um papel importante na hora de selecionar quem seriam seus companheiros de tripulação.
“[A missão] está estabelecida com objetivos ambiciosos. Então, você monta a melhor equipe possível para isso”, disse ele à CNN.
Isaacman é o fundador e CEO da Shift4, empresa líder em soluções integradas de processamento de pagamentos nos Estados Unidos — responsável por administrar os pagamentos para cerca de um terço dos restaurantes e hotéis do país.
Parte da lista de bilionários da Forbes, ele fundou a empresa aos 16 anos, no porão da casa de seus pais em Nova Jersey, em 1999.
Em 2011, ele também fundou a Draken International, uma empresa de defesa que treina pilotos da Força Aérea dos EUA e possui a maior frota privada de aeronaves militares do mundo. Isaacman é piloto e possui mais de 7.000 horas de voo de experiência em aviação.
Conheça a Crew Dragon, nave que vai “salvar” astronautas da Starliner
[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/