Lira defende participação feminina na abertura de cúpula de parlamentares do G20

Política

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), abriu nesta quarta-feira (6) os trabalhos da conferência do P20, grupo de parlamentares de países do G20. O Congresso Nacional sedia o evento internacional até sexta-feira (8). Em discurso, Lira defendeu a participação feminina na política e “oportunidades equânimes” para mulheres.

“Garantir oportunidades equânimes e participação equitativa das mulheres nos espaços de poder é passo civilizatório que precisa ser dado. É prioridade global. É imperativo para o fortalecimento das democracias no enfrentamento dos complexos desafios do mundo contemporâneo”, disse.

Lira também destacou que a média mundial de representação feminina nos parlamentos é de apenas 25%. No Brasil, o número é menor e está próxima aos 20%.

Na abertura do evento, o presidente da Câmara recebeu a “Carta de Alagoas”, elaborada em julho durante a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, em Maceió (AL). O documento foi entregue pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ), coordenadora da Bancada Feminina na Câmara dos Deputados, e pela senadora Leila Barros (PDT-DF), líder da Bancada Feminina no Senado.

“A autonomia econômica das mulheres é fundamental para o combate às desigualdades. Mulheres com controle sobre sua renda e seus recursos contribuem diretamente para a redução da pobreza e para o crescimento de suas comunidades”, destacou Leila Barros.

As sessões de trabalho da cúpula neste ano incluem debates sobre sustentabilidade, representatividade feminina, desigualdade de raça e gênero, governança global e combate à fome. O P20 foi criado em 2010 e é o fórum do Legislativo dos países que compõem o G20.

De acordo com a Câmara, participam da conferência 35 delegações, que somam 362 delegados. O tema do encontro é  “Parlamentos por um mundo justo e um planeta sustentável”.

No total, 23 países participam do evento, sendo 15 do G20 e oito convidados. A conferência também conta com a participação de representantes de cinco organismos internacionais: União Interparlamentar, Parlamento Mercosul, Parlaméricas, Organização das Nações Unidas (ONU) e ONU Mulher.

A realização do evento paralisou as atividades parlamentares no Congresso, que direcionou os esforços para o evento do P20. Participam da conferência 59 congressistas brasileiros.

A conferência do P20, em Brasília, é realizada dias antes da Cúpula do G20, que está marcada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. Neste ano, o Brasil é responsável pela presidência temporária do G20, que reúne as maiores economias do mundo. Como parte das atividades do grupo, Lira assumiu em outubro do ano passado a presidência do P20.

[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/