Campeão dentro dos ringues, nocauteado na política. José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, tentou ser deputado federal em 2010, mas não obteve êxito.
Na época era filiado ao PTN, que logo adiante foi rebatizado com o nome “Podemos”. Disputou por São Paulo. Maguila recebeu 2.951 votos, ficando em 372º lugar.
Na ocasião deu declarações dizendo se inspirar em Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República.
“Eu me inspiro muito nele, eu olho muito para ele. Acho ele muito inteligente. Um cara que mede muito as palavras. Não sei explicar direito, mas sou fã dele”, afirmou.
Nesta quinta-feira (24), logo após a família do boxeador confirmar a morte de Maguila, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, usou as redes sociais para homenageá-lo.
“Um esportista multicampeão que, com seu jeito irreverente, disseminou o boxe pelo Brasil, enfrentou as principais estrelas mundiais da nobre arte e que inegavelmente sempre honrou o verde e o amarelo da nossa bandeira”, escreveu em seu perfil no X (antigo Twitter).
Parlamentares também lamentaram a morte de Maguila.
Para o deputado Fausto Pinato (PP-SP), Maguila foi um exemplo de superação e inspiração para muitos.
O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) afirmou que o país perde “um dos maiores pugilistas” do mundo.
A deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP) disse que “o mundo se despede de uma lenda do esporte”.
Nikolas Ferreira (PL-MG) classificou Maguila com “um dos maiores boxeadores da história”.
Maguila lutou 85 vezes na carreira, com 77 vitórias, e tem entre os títulos um Mundial de Boxe, pela Federação Mundial de Boxe, tida na época como segunda linha, em 1995.
Ele atuou nos pesos pesados por 17 anos como profissional.
O boxeador foi diagnosticado há anos com encefalopatia traumática crônica (ETC), que teria sido provocada pela atuação na modalidade.
Entre lutas de destaque, Maguila enfrentou na carreira Evander Holyfield e George Foreman.
51 cidades terão 2° turno no país; saiba quais são
[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/