Em abril deste ano, a atriz Mel Lisboa, 42, estreou o espetáculo “Rita Lee – Uma Autobiografia Musical”, interpretando a icônica cantora Rita Lee (1947-2023), também considerada a rainha do rock brasileiro.
Indo além de toda a performance artística para contar a história da roqueira, a gaúcha também chamou a atenção do público ao subir no palco reproduzindo toda a potência estética e visual da homenageada.
Leia Mais
Na produção, assinada por Márcio Macena e Débora Dubois, o maquiador Anderson Bueno, responsável pelo visagismo, confessou ter sido o seu trabalho mais desafiador. Para o projeto, ele precisou pesquisar a fundo todos os detalhes e nuances que cercavam Rita, considerando, inclusive, que Mel já havia vivenciado-a no teatro há dez anos.
“Na montagem anterior, era outra história e abordagem. Foi uma opção da produção ter essa mudança. Claro que você não tem como fugir do óbvio, já que estamos falando de uma figura que é real e retratando épocas”, explica.
Aliás, segundo ele, essa foi a base de todo o processo criativo. “Não me preocupei com o que foi feito, me preocupei em dar a minha visão sobre cada momento e personagem retratado no espetáculo”, acrescentou.
Anderson também entrega que uma das condições e exigências de Rita para a montagem, era Mel Lisboa trocasse de perucas em cena, assumindo que estava contando a história por uma trupe.
“A Mel possui alguns traços que lembram muito a Rita e seu trabalho corporal é impressionante, então, meu trabalho foi só de lapidar esteticamente essa imagem, ressaltando esses pontos fortes do rosto e claro, na perucaria”, afirma.
Ao todo, quatro perucas são utilizadas no espetáculo. “Um loiro escuro na infância, um castanho avermelhado, nos anos 1970 e 1980, outra mais vermelha em 1980, e uma grisalha”.
Ainda segundo o profissional, quando o assunto é visagismo relacionado a Rita Lee, logo se imagina uma maquiagem carregada, onde o preto se destaca como cor predominante. No entanto, Anderson foi fiel à estética da cantora, que abusava de brilhos e brincava com as tonalidades.
“Se tratando da Rita Lee, ela era extremamente solar, mesmo na vida pessoal, nunca usou um cabelo escuro. Então, me preocupei eu não abusar de cores pesadas e nada de olhos pretos pesados”, pontua.
“Eu estava com muito medo, mas, para mim, era importante que ele [Roberto Carvalho] me visse assim. Se ele conseguisse ver a Rita em mim, eu estava em um bom caminho, era importante. E foi isso o que aconteceu”, disse Mel em recente entrevista ao programa Conversa com Bial.
Marco França e Marcio Guimarães assinaram a nova montagem musical. Já no elenco, além de Lisboa, Bruno Fraga, Fabiano Augusto, Carol Portes, Debora Reis, Flavia Strongolli, Flavia Strongolli, Yael Pecarovich, Antonio Vanfill, Gustavo Rezê e Roquildes Junior completam o grupo.
Na contramão do projeto anterior “Rita Lee Mora ao Lado”, lançado em 2014, desta vez, Mel conta a história de Rita com base no livro da cantora, que narra altos e baixos de sua carreira. O musical prorrogou a primeira temporada até o dia 15 de setembro após ter ingressos esgotados em sua estreia.
Rita Lee anuncia “Outra Autobiografia”; título falará sobre o câncer
[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/