Marcos do Val deve ser intimado pela PF para explicar postagens no X

Política

A Polícia Federal (PF) deve intimar o senador Marcos do Val (Podemos-ES) para prestar depoimento sobre a continuidade de publicações da rede X (antigo Twitter) mesmo após o bloqueio da plataforma.

Fontes ligadas à investigação confirmaram à CNN que a intimação deve acontecer nos próximos dias. A defesa de Marcos Do Val afirmou que não vai se pronunciar neste momento.

O senador é investigado em um inquérito que apura “possível prática de crimes de obstrução de investigações de organização criminosa e de incitação de crime”.

Apesar de ser alvo de medida cautelar com proibição do uso de redes sociais, o parlamentar continuou as publicações, inclusive, neste período de bloqueio do X, de acordo com a investigação.

Nesse inquérito, que corre sobre sigilo, a PF apura ataques a delegados da instituição e ao STF.

De acordo com investigadores, o senador e alguns blogueiros, como Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio, publicaram informações pessoais e de caráter privado em relação um delegado da PF, inclusive, expondo a família do servidor.

Os investigados também são acusados de promover ataques ao STF e ao ministro Alexandre de Moraes.

Nesta quarta-feira (25), conforme adiantou a CNN, a PF enviou um relatório preliminar sobre o uso do X e descumprimento de decisões judiciais. Do Val foi um dos nomes apontados nesse documento.

O que o eleitor pode e não pode levar para a urna no dia da votação?

[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/