Mercúrio retrógrado está de volta; saiba como lidar

Moda

O fenômeno astrológico de Mercúrio retrógrado, que ocorre aproximadamente três vezes por ano, recomeça nesta segunda-feira (25) e promete impactar a vida de todos, especialmente em questões relacionadas à comunicação, tecnologia, viagens e planejamento, até o dia 15 de dezembro.

Mas o que realmente significa essa retrogradação e como ela pode afetar o seu cotidiano? Segundo Joyce, consultora esotérica do site Astrocentro, tudo o que está relacionado a Mercúrio pode enfrentar bloqueios e dificuldades durante esse período. Isso inclui desde uma proposta bem definida que deveria acontecer, mas acaba não se concretizando no tempo esperado — ou, pelo menos, não da forma como foi planejada.

“Se for a supermercados, farmácias ou enfrentar qualquer tipo de fila, vá com paciência e tempo disponível, pois já estamos na zona de sombra de Mercúrio retrógrado”, explica à CNN.

Na astrologia, Mercúrio é o planeta responsável pela comunicação, lógica, trocas de informações e movimento. Quando ele entra em retrogradação, aparenta se mover para trás no céu em relação à Terra. Embora seja um efeito visual, astrologicamente, isso simboliza uma pausa ou revisão nos assuntos regidos por este planeta.

Joyce destaca que o planeta estará aos 22 graus de Sagitário e voltará até o graus 6 do mesmo signo. “Pessoas com planetas pessoais nestes graus de Sagitário poderão sofrer um impacto mais acentuado, de acordo com a natureza do outro planeta envolvido”, conta.

Desta forma, em linhas gerais, esta retrogradação tende a intensificar excessos e exageros, já que Sagitário é regido por Júpiter, o maior planeta do sistema solar. Conhecido por sua inteligência, confiança e senso de humor marcante, este signo pode enfrentar, durante este período, o risco da prepotência e da ilusão de saber mais do que realmente sabe.

“Outro efeito distorcido é autoconfiança em excesso e orgulho inflado (reforçado por Marte em Leão, que também ficará retrógrado). O bom humor também pode pender para o exagero e virar ironia, sarcasmo, a ponto de ofender alguém”, acrescenta.

O mapa astral é único e, portanto, pessoas do mesmo signo solar podem ser afetadas de formas diferentes durante este período. Desta forma, a consultora esotérica fez uma tiragem do Arcano Maior do Tarô para apresentar melhores orientações.

Coragem, determinação e força de vontade mediante a testes de resistência que exigem autocontrole. Indica superação, obstáculos rompidos com sucesso.

Na astrologia, Áries pertence ao elemento fogo, o mesmo do signo de sagitário. Aqui, a revisão será benéfica para tomar consciência das próprias ações e da própria força.

A justiça estará a seu favor. Esta carta é o prenúncio de prosperidade vinda de ações justas. Ou decisões que envolvem outras pessoas que serão tomadas com equilíbrio e paz como todo taurino deseja.

Na astrologia, Touro não faz grandes aspectos com Sagitário, portanto Mercúrio retrógrado terá menos efeitos, mas poderá ser sentido na casa astrológica onde a pessoa possui Sagitário no mapa natal.

Lançar-se ao desconhecido, permitir-se viver novas experiências. Fácil para um geminiano que tem múltiplas habilidades, mas aqui tudo indica que o outro é o coloque em novas situações e não ocorra exatamente por vontade própria.

Na astrologia, Gêmeos é regido por Mercúrio e é o signo oposto a Sagitário. Os efeitos podem ser mais fortes e a relação com o outro será a principal questão a ser trabalhada. Definitivamente, acordos precisam ser deixados para depois da retrogradação, ou corre-se o risco de precisar de retificações.

A revisão de crenças apontada por Mercúrio retrógrado mostrará se está no caminho certo, no controle e direcionamento da própria vida. Período menos sensível e mais frio e analítico.

Na astrologia, Câncer não faz grandes aspectos com Sagitário, portanto Mercúrio retrógrado terá menos efeitos, mas poderá ser sentido na casa astrológica onde a pessoa possui sagitário no mapa natal.

Leoninos terão tudo o que precisam nas mãos, inclusive todo o conhecimento necessário para realizar algo de seus interesses e, durante este período, esses pontos ficarão mais claros.

Na astrologia, Leão pertence ao elemento fogo, o mesmo do signo de Sagitário. Neste contexto, a retrogradação será uma oportunidade valiosa para refletir sobre sua autoestima.

A alegria não é eterna, assim como nenhum desafio dura para sempre. Para os virginianos, este é um período que pede movimento e compreensão dos ciclos da vida. É um momento de revisar ações e, possivelmente, ajustar pontos de vista para colher melhores resultados no futuro.

Na astrologia, Virgem também é regido por Mercúrio, o que, combinado com o aspecto tenso com Sagitário, pode gerar desafios. Fique atento à combinação de criticidade com sarcasmo, que pode resultar em conflitos desnecessários. Procure ouvir mais e guardar suas observações para depois de 16 de dezembro.

Assuma o controle da sua vida — você tem o poder para isso. A carta simboliza um homem plenamente capaz de alcançar seus objetivos com rapidez, representado pela carruagem, mas que não usa rédeas para guiá-la. Este é um convite para aproveitar o período de revisão de crenças e aprender a direcionar sua própria trajetória.

Na astrologia, Libra tem uma afinidade natural com Sagitário, mas a retrogradação pode evidenciar excessos em relações desequilibradas, especialmente as abusivas, oferecendo a chance de promover libertações e mudanças significativas.

Permita que sua sensibilidade floresça e perceba como ela pode beneficiar até mesmo aspectos materiais da sua vida. Esta é a carta da mãe e da fertilidade, simbolizando a importância de cultivar crenças positivas e praticar atos generosos.

Na astrologia, Escorpião não apresenta grandes aspectos com Sagitário, o que torna os efeitos de Mercúrio retrógrado menos intensos para este signo. No entanto, sua influência pode ser percebida na casa astrológica onde Sagitário está posicionado no mapa natal.

A vida guarda seus mistérios, e é importante aceitar que nem sempre temos todas as respostas. Este é um momento para mergulhar em questões internas, encarar segredos ocultos e explorar partes de si mesmo que ficaram veladas. Enfrente esse processo sem medo do que pode encontrar.

Com a retrogradação ocorrendo diretamente no seu signo, a vida pessoal pode ser mais afetada, trazendo à tona uma revisão profunda de crenças e comportamentos.

Brilho, leveza e alegria estão ao seu alcance, desde que você reconheça que é quem escolhe as cores do seu caminho. Este é um momento para identificar padrões de auto sabotagem com clareza. Quando o Sol ilumina, revela tanto as belezas quanto as imperfeições — acolha ambos com sabedoria.

Na astrologia, Capricórnio não forma aspectos significativos com Sagitário, o que suaviza os efeitos de Mercúrio retrógrado. Ainda assim, sua influência pode ser percebida na casa astrológica onde Sagitário está localizado no mapa natal.

Sucesso, inspiração e realização estão ao seu alcance. Não há motivo para receios. Ao revisar a forma como se apresenta ao mundo e se comunica, você perceberá que pode ser aceito e amado exatamente como é, sem precisar provar nada a ninguém.

Na astrologia, Aquário tem afinidade com Sagitário. Durante a retrogradação, você poderá reavaliar as pessoas com quem convive, questionando se elas realmente agregam conhecimento à sua vida. É possível que, ao final deste período, você faça um filtro e ajuste suas relações.

Algo está te mantendo preso a uma situação que exige sacrifício, mas o enforcado não tem as mãos atadas. Se desejar, ele pode sair dessa perspectiva caótica e, ao invés de ver o mundo de cabeça para baixo, passará a enxergar tudo de uma visão ampla, com a capacidade de perceber o panorama geral.

Na astrologia, Peixes forma uma quadratura com Sagitário. O risco aqui é o excesso de devaneios e mentiras, que podem ser desmascaradas durante este período.

Superlua de meados de agosto de 2024, registrada na cidade de Manaus (AM) • SANDRO PEREIRA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Superlua azul de agosto de 2024 vista na região da zona sudeste da cidade de São Paulo • ETTORE CHIEREGUINI/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Superlua azul de agosto de 2024 vista na região da zona sudeste da cidade de São Paulo • ETTORE CHIEREGUINI/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Superlua azul de agosto de 2024 vista em Arlington, Virginia, nos EUA • J. David Ake/Getty Images

Superlua Azul de agosto de 2024 vista em Lisboa, Portugal • Henrique Casinhas/SOPA Images/LightRocket via Getty Image

Superlua de setembro de 2024, pouco antes do eclipse parcial lunar, vista de Bauru, no interior de São Paulo • Observatório Didático de Astronomia da Unesp

Superlua de setembro de 2024, pouco antes do eclipse parcial lunar, vista de Bauru, no interior de São Paulo • Observatório Didático de Astronomia da Unesp

Superlua de setembro de 2024, pouco antes do eclipse parcial lunar, vista de Bauru, no interior de São Paulo • Observatório Didático de Astronomia da Unesp

Eclipse parcial da Superlua que ocorreu em setembro de 2024, visto de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul • DONALDO HADLICH /CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Eclipse parcial da Superlua que ocorreu em setembro de 2024, visto de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul • DONALDO HADLICH /CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Registros do eclipse parcial da Superlua em setembro de 2024 feitos em Torres, no Rio Grande do Sul • Gabriel Zaparolli

Lua do Caçador, maior Superlua do ano, é vista a partir da cidade de João Pessoa (PB), em outubro de 2024 • JOSEMAR GONÇALVES/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Maior Superlua do ano é vista a partir da cidade de Porto Alegre, em outubro de 2024 • JORGE LANSARIN/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Maior Superlua do ano é vista a partir da cidade de Porto Alegre, em outubro de 2024 • JORGE LANSARIN/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Maior Superlua do ano é vista a partir da cidade de Porto Alegre, em outubro de 2024 • JORGE LANSARIN/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Maior Superlua do ano, é vista a partir de Xangri-lá, no litoral norte gaúcho, em outubro de 2024 • EVANDRO LEAL/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Maior Superlua do ano, é vista a partir de Xangri-lá, no litoral norte gaúcho, em outubro de 2024 • EVANDRO LEAL/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Última Superlua de 2024, a Lua do Castor, vista de Porto Alegre (RS), em 15 de novembro • EVANDRO LEAL/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Última Superlua de 2024, a Lua do Castor, vista de Porto Alegre (RS), em 15 de novembro • EVANDRO LEAL/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Última Superlua de 2024, a Lua do Castor, vista de Fortaleza (CE), em 15 de novembro • CAIO ROCHA/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO

O que é Mercúrio retrógrado e quais as datas deste período em 2024

[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/