O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a saída temporária da prisão do ex-diretor-geral da Polícia Federal (PRF) Silvinei Vasques para a realização da prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O documento foi assinado em 12 de julho e divulgado nesta quarta-feira (17).
“Defiro o pedido formulado e autorizo a saída temporária de Silvinei Vasques do estabelecimento prisional, para realização do 41º Exame de Ordem Unificado, no endereço em Brasília a ser indicado pela Comissão organizadora do exame até 26/07/2024 e que deverá ser informado nestes autos”, determinou Moraes.
Leia Mais
O 41º Exame de Ordem Unificado terá sua primeira fase em 28 de julho. A segunda fase, por sua vez, será em 22 de setembro.
De acordo com o currículo disponibilizado pelo governo federal, Vasques é graduado em:
Nomeado como diretor-geral da PRF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2021, Vasques está preso no Complexo da Papuda, em Brasília, desde agosto de 2023, por supostamente tentar interferir no segundo turno das eleições presidenciais de 2022.
Segundo a Polícia Federal (PF), ele teria “direcionado recursos humanos e materiais com o intuito de dificultar o trânsito de eleitores no dia 30 de outubro de 2022”.
Em 25 de novembro de 2022, Vasques se tornou réu por improbidade administrativa, após ser acusado de uso indevido do cargo que ocupava, bem como de símbolos e imagem da instituição policial durante as eleições presidenciais. Ele nega as acusações.
Em dezembro do mesmo ano, Vasques foi dispensado do cargo e, no mesmo mês, a PRF concedeu aposentadoria voluntária ao ex-diretor-geral, então com 47 anos.
[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/