Paris: serviços de bike compartilhada facilitam locomoção na capital francesa

Moda

O principal serviço de bicicleta compartilhada de Paris é a Vélib. Com essa plataforma, gerida pela iniciativa privada e pelo poder público, o usuário tem à disposição mais de 19 mil bicicletas mecânicas e elétricas espalhadas por Paris e algumas áreas da sua região metropolitana.

Para pedalar com uma Vélib é preciso, antes de tudo, se cadastrar no serviço. É possível fazer isso online, pelo aplicativo Vélib ou nos totens acessíveis em algumas estações pela cidade. Em todos os casos o processo é similar.

O novo ciclista deve escolher primeiramente qual opção prefere entre os planos oferecidos pela plataforma. O Ticket-V é o esquema mais simples: custa três euros e oferece apenas um trajeto de até 45 minutos.

Leia mais

O Pass 24h Classique custa 5 euros e oferece trajetos ilimitados durante 24h e numa duração limite de 30 minutos por trajeto, com possibilidade de alugar até 5 bicicletas simultaneamente — ideal para famílias ou grupo de amigos. Nesse plano, as bicicletas elétricas custam 2 euros a mais.

O Pass 24h Électrique é similar ao Classique. A diferença está nas opções de trajetos de bicicleta mecânica, que podem ter até uma hora, e nos trajetos de bicicleta elétrica, que são incluídas no plano no limite de 5. Para além disso, volta a valer os 2 euros suplementares por trajeto. Este plano custa 10 euros.

O Pass 3 Jours, que custa 20 euros, se assemelha ao Électrique. Neste caso, a diferença fica por conta da duração do plano: 3 dias, ou 72h.

Ao selecionar o plano, o ciclista deve preencher dados cadastrais na plataforma e disponibilizar um número de telefone. O próximo passo é fazer o pagamento. Nesta etapa, a plataforma também está autorizada a fazer um bloqueio de 300 euros de caução — um crédito temporário que não vale para todas as bandeiras.

Em todos os planos, o usuário estará sujeito a um pagamento suplementar de um ou dois euros caso ultrapasse o limite de tempo estabelecido por trajeto. Se a bicicleta não for devolvida a uma estação Vélib ou for danificada, o usuário também está sujeito a ter sua caução creditada no cartão.

Uma vez que o cadastro for feito e o pagamento realizado, o usuário já pode fazer uso das bicicletas. Para isso, ele precisa apenas se dirigir a uma estação de bikes e inserir no pequeno computador de bordo da própria bicicleta seu número de cadastro e sua senha.

Outras opções mais simples, porém mais caras, são os serviços privados de aluguel de bicicleta de plataformas como Uber/Lime, Dott e Tier, que geralmente cobram por trajeto e tem aplicativos e não oferecem estações próprias para estacionamento das bikes. O acesso a essas bicicletas e ao sistema Vélib também estão disponíveis no Bonjour RATP, aplicativo do grupo que controla a rede metropolitana de transportes da cidade.

Seja como for, vale sempre verificar os pneus, rodas e pedais da bicicleta antes de efetuar o aluguel. Devido à alta rotação, algumas bicicletas podem estar avariadas, embora estejam disponíveis para uso.

Uma vez sobre as duas rodas, o ciclista deve seguir as leis de trânsito francesas: respeitar os semáforos, andar nas ciclovias e não andar sobre as calçadas — infrações estão sujeitas a multas, mesmo para quem está sobre as duas rodas.

[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/