A lua de Júpiter Io é considerada o local mais geologicamente ativo do nosso sistema solar, e pesquisadores descobriram um novo vulcão gigante na superfície do satélite.
O vulcão localizado ao sul do equador de Io apresenta múltiplos fluxos de lava e ocupa uma área de mais de 180 km de diâmetro. Ele foi captado em imagens da JunoCam na missão Juno da Nasa, que foram apresentadas no Europlanet Science Congress em Berlim nesta semana.
Imagens tiradas durante a missão Galileo da NASA em 1997 mostram que algumas décadas atrás o local não possuía nenhum vulcão em atividade. “Nossas imagens recentes da JunoCam mostram muitas mudanças em Io, incluindo esta grande e complicada formação vulcânica”, disse Michael Ravine, gerente de projetos avançados da Malin Space Science Systems, Inc, que projetou, desenvolveu e opera a JunoCam.
Na foto, é possível perceber que o lado oriental do vulcão possui uma mancha vermelha devido ao enxofre que foi expelido. No lado ocidental, dois fluxos escuros de lava correm por cerca de cem quilômetros. No final desses fluxos, a lava se acumulou e o calor fez com que o material congelado na superfície se tornasse vapor, gerando duas áreas cinzas.
Astrônomos investigam por que buracos negros têm “batimento cardíaco”
[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/