Às vésperas do início da Cúpula do G20, a Polícia Federal realizou neste fim de semana as últimas vistorias nos 23 hotéis que receberão os líderes do fórum mundial. As acomodações passaram por inspeções químicas, biológicas e nucleares.
Além disso, agentes utilizaram cães farejadores e equipamentos (Personal Radiation Detector – PRD), para identificar possíveis ameaças radiológica.
Joe Biden, Xi Jinping, Emmanuel Macron e Javier Milei são esperados para chegar neste domingo (17) no Rio de Janeiro
As vistorias são feitas também por integrantes do Exército Brasileiro, das Polícias Militares do Rio de Janeiro (PMERJ), da Bahia (PMBA), do Distrito Federal (PMDF), de Mato Grosso do Sul (PMMS), do Paraná (PMPA) e de Minas Gerais (PMMG), além da CORE – Polícia Civil do Rio de Janeiro e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
De acordo, com a PF, que faz a coordenação dos trabalhos, a inspeção seguirá nos próximos dias para garantir a segurança das instalações.
O Museu de Arte Moderna do Rio (MAM), que sediará as cúpula e reuniões bilaterais dos líderes, também passa por vistoria e está totalmente fechado. A partir de hoje, o acesso ao local passa a ser controlado pelas forças de segurança.
Todos os veículos que buscam os líderes nos aeroportos passam por inspeções de alta complexidade antes de serem autorizados a fazer o transporte.
De acordo com a Polícia Federal, diversas equipes de pronto emprego estarão de prontidão para atuar em caso de detecção de possíveis ameaças ou situações suspeitas durante as inspeções.
Qual é o objetivo da Conferência do Clima da ONU?
[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/