Policiais da Baviera, estado no sul da Alemanha, protestaram contra a falta de uniformes na corporação utilizando uma forma criativa de apresentar o problema. Em vídeo publicado nas redes sociais, dois policiais aparecem sem calças após afirmarem que esperam há meses pelos seus uniformes.
Em seguida, o representante do sindicato, Jürgen Köhnlein, aparece no vídeo afirmando que “a polícia da Baviera está ‘tirando a roupa’ e pode, literalmente, acabar sem calças”. Segundo ele, itens que fazem parte do uniforme dos agentes — como bonés, calças e casacos — estão indisponíveis ou só são disponibilizados após meses de espera.
Governo diz que está trabalhando para resolver a questão
Na última quarta-feira, 3, um porta-voz do ministério atribuiu o problema a questões com os fornecedores dos equipamentos, principalmente para peças especializadas, como calças multiuso de verão.
Também apontaram a pandemia de covid-19 e a guerra na Ucrânia como fatores adicionais que contribuíram para a escassez de uniformes.
Autoridades estaduais afirmaram que assumirão a logística de entrega dos uniformes, segundo o portal alemão Deutsche Welle. Representantes da pasta alegam que o problema não impede a polícia de cumprir suas funções, e que outros elementos do uniforme podem ser utilizados quando peças específicas não estiverem disponíveis.
Köhnlein, no entanto, critica as respostas: “Que impressão os novos recrutas devem ter quando são obrigados a completar seu treinamento em ‘roupas civis’ em vez de receber um uniforme?”.
[*] – Fonte: https://www.correio24horas.com.br/