Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) saíram em defesa de Alexandre de Moraes no caso da decisão em que ele próprio decidiu prender duas pessoas acusadas de fazer ameaças contra sua família.
Sob reserva, ministros classificaram o ato de “absolutamente normal, por entenderem que os presos estavam cometendo um crime.
Leia Mais
O entendimento é de que, para fins de investigação, Moraes age corretamente ao decidir contra um crime. No entanto, quanto à sua participação nos julgamentos dos casos, caberia mesmo uma avaliação à parte, na opinião dos ministros ouvidos pela CNN.
Neste sábado (1º), o próprio Moraes se declarou suspeito no caso específico de ameaças a seus familiares. A decisão veio, em meio a críticas de juristas e opositores políticos.
Com a declaração de Moraes de que ele não vai participar desse julgamento, os atos proferidos por ele, como as prisões dos acusados, permanecem válidos.
Há uma leitura interna, na Corte, de que a decisão de Moraes serve de aviso a outros agressores e intimidadores de autoridades, e que pode ser vista como uma forma de proteger mais pessoas.
[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/