A SpaceX lançou a Starship em seu quinto voo de teste no mês passado . Agora, o foguete mais poderoso já construído está fez seu sexto teste a partir da base da empresa no sul do Texas. O consultor sênior da SpaceX, Garrett Reisman, disse a Boris Sanchez, da CNN, que embora o novo voo de teste seja “muito semelhante ao último”, há algumas diferenças importantes a serem observadas.
“A primeira é que eles vão acender um dos motores da Starship no espaço, e isso é muito importante, algo que eles não fizeram antes porque eles precisam ser capazes de fazer isso para colocar a Starship em órbita e deixá-la lá por um tempo”, disse Reisman antes do lançamento desta terça-feira (19).
“Até agora, nós temos jogado lá em cima e ainda hoje vamos jogar lá em cima”, ele continuou. Clique aqui para assistir ao lançamento desta terça.
“E quer o motor dispare ou não, ele vai voltar para baixo. Mas, no futuro, se quisermos mantê-lo lá em cima, precisamos ser capazes de acender os motores e trazê-lo de volta de forma controlada, e o que a SpaceX quer fazer é quando eles pegarem a Starship, assim como eles pegam o propulsor.”
O consultor da SpaceX ainda chamaou o relacionamento próximo do presidente eleito Donald Trump e do CEO da SpaceX, Elon Musk, de “certamente único”.
“Acho que essa é a vantagem que Elon [Musk] claramente esperava obter quando apoiou totalmente a candidatura de Donald Trump.”
O sexto teste da Starship foi acompanhado presencialmente pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, como divulgado mais cedo nesta terça.
[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/