É possível que você já tenha visto um conhecido compartilhando dados de uma atividade física – seja corrida, ciclismo, natação ou outro – nas redes sociais e se perguntou qual aplicativo era aquele. A plataforma responsável por fazer a leitura de mais de 40 modalidades esportivas é o Strava.
Criado em 2009, o aplicativo só chegou ao Brasil uma década depois, em 2019, mas atualmente soma mais de 18 de milhões de usuários, ficando apenas atrás dos Estados Unidos, país de origem dos fundadores, em número de contas.
Segundo Rosana Fortes, Country Lead do Strava em solos brasileiros, a plataforma vem crescendo nos últimos anos, mas principalmente em 2024. Até agosto, o aplicativo já havia ganhado mais de 5 milhões de novos usuários.
Além disso, a plataforma também é usada como uma rede social, criando uma comunidade esportiva onde os usuários podem compartilhar as atividades e acompanhar a dos amigos, tendo opções de interações entre os perfis.
Dados do Year in Sport de 2023, divulgados pelo Strava no início deste ano, os esportes mais registrados por brasileiros no aplicativo foram: ciclismo, caminha e corrida. No entanto, Rosana acredita que a corrida deve liderar este ano, devido ao boom do esporte nos últimos meses.
“Acredito que, neste ano, a corrida poderá ser o esporte mais praticado pelos brasileiros, pois se tornou uma febre, principalmente entre as gerações mais jovens. Segundo os dados de 2023, no Brasil, a Geração Z registrou as corridas mais rápidas, e os millennials tiveram as pedaladas mais velozes”, disse.
Como começar a correr: veja 6 dicas práticas para iniciantes
[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/