Um terremoto de magnitude acima de 7,5 foi sentido em Taiwan nesta quarta-feira, 3. Pelo menos nove pessoas morreram e em torno de 930 ficaram feridas, segundo o Corpo de Bombeiros do país.
Mais de 130 pessoas ficaram presas em meio aos danos, muitas delas em trilhas de caminhada e túneis. As operações de busca e resgate seguem em andamento.
A Administração Central de Meteorologia de Taiwan também registrou um tremor secundário de magnitude 6,4 e outros 76 tremores foram registrados em menos de cinco horas, conforme a Administração Central de Meteorologia do país.
9 mortes foram registradas próximo ao epicentro
O epicentro está localizado a cerca de 18 km ao sul da cidade de Hualien, em Taiwan, segundo o Serviço Geológico dos EUA. A remota região montanhosa foi abalada por enormes deslizamentos de terra.
Cinco dos nove óbitos registrados até agora morreram devido à queda de pedras, conforme a BBC. Em torno de 50 turistas que estavam em quatro micro-ônibus estão desaparecidos e dezenas de pessoas continuam presas em túneis.
Os túneis ao longo da chamada Rodovia Suhua, que percorrem a costa leste, são bastante longos e acredita-se que diversas vítimas estejam presas no local. Ainda não se sabe o estado delas nem quanto tempo levará para as equipes de resgate chegarem até lá.
Infraestruturas desabaram
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram prédios residenciais destruídos, deslizamentos de terra, e pessoas aguardando o terremoto passar em trens e pontes. Foram registrados casos de falta de luz e queda na conexão de internet em toda a ilha.
Todas as mortes aconteceram no condado de Hualien, o ponto mais próximo ao epicentro do terremoto, no leste da ilha, informou o Corpo de Bombeiros. No entanto, diversos outros locais foram afetados.
A pouco mais de 150 quilômetros de distância, na capital Taipé, telhas caíram de edifícios mais antigos e as escolas levaram os alunos para os campos de futebol, equipando-os com capacetes de segurança.
Terremoto em Taiwan provocou alerta de tsunami no Japão
Após o tremor, alertas para risco de tsunami foram emitidos para ilhas do Japão e voos das Filipinas foram cancelados. O terremoto também foi sentido em cidades da costa da China, incluindo Xangai.
A medida que o tempo foi passando, os riscos foram diminuindo e os alertas foram sendo rebaixados.
Novos tremores são esperados nos próximos dias
A ilha de Taiwan está localizada no chamando Círculo de Fogo do Pacífico, que causa enorme atividade sísmica e vulcânica no Oceano Pacífico. Por isso, ela é regularmente abalada por terremotos, mas a população da ilha está entre as mais bem preparadas para este tipo de fenômeno.
Wu Chien-fu, vice-diretor do Centro de Sismologia da administração, disse que tremores de magnitude 6,5 a 7,0 são possíveis nos próximos três a quatro dias.
Em 2018, um tremor de magnitude 6,2 matou 17 pessoas e feriu mais de 300 em Hualien. Em 1999, o maior terremoto da história matou 2.400 pessoas.
Fonte: https://www.correio24horas.com.br/