O inverno começou no Brasil nesta quinta-feira (20), o que deve trazer baixas temperaturas e deixar o tempo seco pelos próximos três meses. E essa secura se reflete, também, na pele das pessoas, que tende a ficar também mais seca e demandar cuidados especiais com a hidratação.
Doenças como a psoríase e as dermatites podem piorar nesse período do ano, por exemplo. Quer saber como ajustar a rotina de autocuidado e tomar conta da sua pele apropriadamente? A CNN conversou com a dermatologista Márcia Linhares, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e traz abaixo sete dicas:
Em entrevista à CNN, Márcia Linhares ressaltou a importância de ingerir alimentos ricos em vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres e, portanto, prevenir o envelhecimento da pele.
“As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a tangerina, o limão e a cereja, entre outras; e vegetais, como o brócolis, o repolho e a cenoura, são exemplos de alimentos para esta estação”, citou a dermatologista.
A médica também indicou o consumo de soja, rica em isoflavonas. Esse grupo de substâncias evita o ressecamento e atua para melhorar o envelhecimento da pele. Ricas em vitamina E, castanhas, nozes e amêndoas também são recomendadas porque ajudam a “manter a pele saudável e bonita”.
Para quem tem dificuldade de manter os padrões de ingestão de água porque não sente sede no inverno, Márcia Linhares dá uma dica: ingerir chás claros ou de frutas para alcançar a meta de dois litros por dia, podendo ser divididos entre os chás e a água.
“Durante o inverno, é muito comum que as pessoas diminuam a ingestão de líquidos, um erro brutal. Manter a ingestão de água é extremamente importante para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo que, naturalmente, fica debilitado por causa do clima frio”, explicou.
Como retardar o envelhecimento da pele sem procedimentos estéticos
[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/