Eu tenho uma cozinha recheada até o teto com todos os tipos de utensílios de cozinha. Como desenvolvedora de receitas profissional e escritora de culinária, posso afirmar que é para o trabalho. Mas minha frigideira de ferro fundido é a panela que uso com mais frequência do que qualquer outra.
Uma panela de ferro fundido é um dos equipamentos de cozinha mais versáteis e confiáveis para qualquer cozinheiro e, ao contrário da maioria dos itens de cozinha eletrônica, pode durar gerações. (Estou olhando para você, air fryer).
Por aguentar altas temperaturas e reter bem o calor, o ferro fundido pode ir do fogão ao forno – o que adoro. É tão bom para selar bifes ou peitos de frango quanto para ovos mexidos, legumes salteados, cozinhar tortilhas caseiras ou até assar uma torta de frutas.
É também uma peça acessível entre as panelas – então colecionar ferro fundido pode se tornar uma obsessão. Adoro restaurar panelas de ferro fundido vintage que encontro em lojas de antiguidades, mas cozinheiros de ferro fundido novatos podem comprar uma frigideira Lodge, pela internet, com preços a partir de R$ 60.
Apesar do que você pode ter ouvido, posso garantir que as panelas de ferro fundido são incrivelmente fáceis de manter. Você não precisa mais do que água quente para limpá-las, junto com um pouco de sal kosher para esfregar os pedaços mais difíceis. Como é isso para a sustentabilidade?
Cozinheiros frustrados costumam me perguntar o que podem fazer com suas panelas antiaderentes arranhadas, e eu recomendo de todo o coração o ferro fundido como um substituto durável.
Ao contrário das panelas antiaderentes revestidas, o acabamento em uma panela de ferro fundido não se degrada com o tempo. De fato, as propriedades antiaderentes do ferro fundido melhoram com o uso repetido, pois os óleos usados na culinária se tornam parte da própria panela.
Também não há necessidade de se preocupar em usar utensílios de metal em ferro fundido. Se você acidentalmente arranhar o acabamento, você pode temperar facilmente as frigideiras de ferro fundido com calor e óleo vegetal.
Uma observação: até que você tenha preparado o tempero da panela, evite cozinhar alimentos altamente ácidos, como tomate, vinagre, vinho ou frutas cítricas na panela. O ácido pode corroer no final, mas uma panela bem temperada pode lidar com um breve cozimento com esses ingredientes. (Use peças de ferro fundido esmaltado, como um forno holandês, para pratos que exigem cozimento mais longo, como molho de tomate.)
Para a maioria das refeições, uma frigideira de ferro fundido de 25 centímetros é a panela que você vai querer usar sempre. Depois de começar a usá-la, você a encontrará no fogão (ou no forno) para muitas refeições, mas aqui estão algumas sugestões para começar.
Não há necessidade de dispor de uma caçarola ao fazer este prato saudável e rústico. Refogue e cozinhe a carne moída (ou lentilhas, para uma opção vegetariana) e legumes na frigideira com vinho e caldo, depois cubra com purê de batatas e transfira a panela para o forno.
E enquanto os nomes são frequentemente usados de forma intercambiável, a “torta do pastor” tradicionalmente se refere a uma versão do prato à base de cordeiro, enquanto a “torta de casa de campo” se refere à versão à base de carne bovina. Para fazer a variação conhecida como torta de Cumberland, cubra o purê de batatas com queijo ralado e farinha de rosca.
Embora muitas receitas exijam ferver e cozinhar o macarrão separadamente do molho de queijo cremoso, você pode fazer tudo em uma frigideira para uma refeição cremosa de uma panela com pedaços crocantes. Quem precisa de macarrão com queijo em caixa quando você tem essa opção de fogão?
Quando o desejo por macarrão com queijo bate no meio do verão, não há necessidade de aquecer o forno. Use sua frigideira especial para fazer um prato borbulhante de macarrão e queijo assado diretamente na sua grelha.
Enquanto assar um frango inteiro é sempre um prato vencedor de comida de conforto, peitos e coxas de frango com osso são ideais para uma refeição na frigideira reforçada, porque é fácil obter um acabamento crocante nos cortes.
O método mais simples é este: doure o frango com a pele para baixo em óleo ou manteiga em fogo médio alto (demora cerca de três ou quatro minutos), depois reserve e refogue brevemente os legumes na panela pingando. Retorne o frango para a panela, com a pele para cima e asse a 200 graus Celsius até que o frango atinja 75 graus em um termômetro de carne.
As variações deste modelo de refeição são quase infinitas, mas você pode começar com frango e cogumelos selvagens, coxas de frango ao estilo grego com azeitonas e limão ou frango assado e batatas com molho de panela.
Quando você quiser uma crosta grossa e mastigável para a noite de pizza em família, abandone a pedra de cozimento e use a frigideira de ferro fundido. Pré-aquecer a frigideira no forno dá à massa uma superfície crepitante que ajuda a pizza a inchar a “alturas de travesseiro”.
Ao usar massa de pizza comprada em loja, leve a massa à temperatura ambiente antes de esticá-la. Isso ajuda a evitar a temida reação de retorno que impede a massa de preencher completamente a forma.
Ou para uma pizza que vai te levar de volta aos dias de toalhas de mesa xadrez vermelhas, luminárias estilo Tiffany (e o programa Book It! para millennials), faça sua própria massa de pizza.
Para um café da manhã de fim de semana – ou um café da manhã durante a semana como jantar – pegue a frigideira de ferro fundido para fazer uma torta “bebê holandês” de aparência impressionante.
Esta panqueca de tamanho familiar incha no forno e depois desinfla para criar uma massa em forma de tigela que é perfeita para cobrir com ingredientes doces ou salgados.
Experimente uma versão doce de leitelho de bordo coberto com frutas e creme ou um saborosa torta coberto com ovos escalfados e presunto.
Se você gosta de adoçado com açúcar ou mel, carregado com milho fresco ou pimenta jalapeño ou coberto com manteiga, o pão de milho assado em uma frigideira de ferro fundido é ainda melhor por causa da crosta crocante.
Pré-aqueça a panela no forno e adicione óleo ou gordura suficiente (como pingos de bacon) para cobrir o fundo da panela antes de despejar a massa. Qualquer receita de pão de milho dimensionada para uma assadeira de 22 cm também funcionará em uma frigideira. Experimente esta versão extra crocante feita com polenta e milho.
Este tradicional prato de arroz persa é famoso por sua camada inferior dourada e crocante, e isso é um feito que você pode conseguir com facilidade em uma frigideira de ferro fundido.
Por manter o calor, a panela ajuda o arroz a cozinhar para um acabamento crocante sem queimar ou escaldar em pontos. Faça o arroz como acompanhamento ou sirva como uma refeição própria coberto com grão de bico, açafrão e verduras ou frango temperado.
Se você fizer um grande brownie cravejado de Negresco ou biscoito de chocolate em uma frigideira de ferro fundido, é considerado uma porção única? Se você prefere as bordas crocantes e mastigáveis ou o centro úmido e rico – ou um pouco de ambos – essas sobremesas entregam tudo. Sirva com chantilly ou sorvete de baunilha por cima.
Casey Barber é escritora de culinária, artista e editora do site Good. Food. Stories.
[*] – Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/